Empresa Altona de Blumenau usa a arte para celebrar o aniversário de 100 anos

Em 8 de março deste ano, a metalúrgica completa um século

Localizada na rua Engenheiro Paul Werner, no bairro Itoupava Seca, a Electro Aço Altona contratou um artista local, Quiko Nuts, para pintar um mural em frente à empresa. O objetivo da pintura é contar a história da metalúrgica através da arte, trazendo vida ao local e estética para a rua em torno da empresa.

Victor Guerreiro/O Município Blumenau

O artista Quiko conseguiu uma visita técnica e descobriu mais sobre a história da empresa, e foi assim que surgiu as ideias para a pintura. Com cores vibrantes e marcantes, os traços contam a história da Altona, desde a origem até o presente, incluindo profissionais da empresa que se destacaram e peças fabricadas.

Quiko Nuts, artista do mural

Artista há mais de 20 anos, Quiko Nuts foi chamado pela empresa para pintar o mural e conta que teve bastante liberdade criativa. “Para o artista é muito importante ter essa voz, essa liberdade criativa e foi isso que a Altona fez”, conta Quiko.

“Tudo que está desenhado na parede tem uma referência muito grande ao o que a Altona cria. Para nós, ter pintado 100 anos de uma empresa que tem uma importância tão grande para a cidade nos enche de orgulho. O trabalho não é só para nós, é para todo mundo”, ele afirma.

Arquivo Pessoal

“Estamos falando de empresas vindo atrás do grafite, essa valorização para o artista é muito importante. Quando eu cheguei em Blumenau, o grafite não era valorizado, os artistas que começaram aqui acabaram saindo da cidade”, conta o artista. Quiko destaca a importância de uma empresa grande, como a Altona, valorizar o grafite usar essa arte para contar a sua própria história.

Em 2023, a empresa Bella & CO, antiga Bella Janela, contratou Quiko para pintar a fachada da empresa, na rua Amazonas, no bairro Garcia. A arte contém tanto a história quanto figuras ilustres do bairro carinhosamente apelidado como “Reino do Garcia”. Foram três as imagens pintadas pelo artista, nas quais cada uma representava um pouco da memória do local. 

Além disso, Quiko Nuts também produziu artes para empresas como Ailos e Senior Sistemas. Em 2015, o artista também inaugurou uma arte em homenagem a Elke Hering, escultora e artista plástica de Blumenau, com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura. A pintura, que revitalizou o local, fica na praça Washington Luís, no bairro da Velha.

Para conferir e acompanhar outras artes de Quiko Nuts, acesse o seu Instagram.

Adine Delavie

Adine Delavie e Wagner Wagz foram os assistentes do artista Quiko Nuts durante a pintura para a empresa Altona.

Victor Guerreiro/O Município Blumenau

Adine Delavie é uma artista e designer de moda que tem como objetivo do seu trabalho a transformação social através da arte e comunicação. “Ser artista, para mim, é se manter firme e resistir buscando sempre se autolapidar”, ela revela. A jovem artista reflete que, no Brasil, a sociedade ainda tem diversos tabus com relação a ser artista, mas que acredita que esses estigmas estão sendo quebrados aos poucos.

“Vivemos em uma época em que parece que não há tempo para nada, tudo acontece muito rápido, não paramos para, de fato, observar as coisas e vejo como a arte em locais públicos traz essa quebra de rotina frenética. A arte urbana, independente da sua forma, é um jeito das pessoas terem um contato mais direto e acessível com a arte e não necessariamente terem que ir à um museu, que muitas pessoas às vezes não tem acesso,” elabora Adine Delavie.

Para ver outros trabalhos, acesse o Instagram.

Wagner Wagz

Wagner Wagz é um artista de expressão visual da cultura Hip-Hop. Ele faz pinturas e murais, dá aulas de grafite, e também produz peças de roupas personalizadas com as estampas voltadas para a cultura Hip-Hop.

Arquivo Pessoal

Sobre o projeto para a Altona, ele conta: “Me senti honrado e também muito agradecido por, de certa forma, fazer parte deste ‘presente centenário’ para a Altona. Retratar esta trajetória secular em cores vivas, tornando ela uma obra de arte contemporânea pública é muito significativo”.

Ao falar sobre o trabalho de grafite, ele afirma: “Ele desperta, independente das gerações, uma possibilidade. Um futuro diferente e edificante. Uma percepção mais atenta, sensível, crítica, reflexiva de um ser não automático na grande massa. É cultura acessível, gratuita e transformadora de todas as realidades”.

Para ver outros trabalhos, acesse o Instagram.

Electro Aço Altona S/A

A empresa é destaque pelos seus materiais fundidos em aço e ligas especiais. Antes do bairro ser criado e nomeado de Itoupava Seca, a região era conhecida por Altona, por conta da empresa, que existe desde 1924.

Victor Guerreiro/O Município Blumenau

Em 2023, a Altona repercutiu ao anunciar que produziria peças para a torre de lançamento da NASA, agência espacial norte-americana. Eles se tornaram fornecedores para a agência pelo programa especial Artemis, para exploração da Lua. A estrutura que será construída com as peças blumenauenses é a Mobile Launcher 2, na Flórida, e a plataforma lançará aeronaves.

Leia também:

1. Audiência pública em Blumenau discute alterar tamanho permitido para prédios e preocupa ONG ambientalista
2. Saiba quando retornam viagens do transporte coletivo de Blumenau até o IFSC de Gaspar
3. Saiba tudo sobre a 16ª Osterfest de Pomerode, que começa nesta quinta-feira
4. Ex-presidente Jair Bolsonaro é alvo de operação da PF nesta quinta-feira
5. Homens brigam por causa de creatina em academia de Balneário Camboriú


Veja agora mesmo!

César Paulista conta histórias da carreira e fala sobre o futebol atualmente:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo