Empresa de tecnologia de Blumenau oferece oficinas gratuitas para meninas

Participantes precisam estar cursando 8° ou 9° ano do ensino fundamental ou ensino médio

Empresa de tecnologia de Blumenau oferece oficinas gratuitas para meninas

Participantes precisam estar cursando 8° ou 9° ano do ensino fundamental ou ensino médio

Redação

A empresa de tecnologia Senior e a Furb abriram duas novas turmas do programa Meninas Digitais para o mês de agosto. As oficinas são gratuitas e as participantes precisam estar cursando ensino fundamental (8° ou 9° ano) ou ensino médio.

As aulas serão matriz da Senior, na rua São Paulo, em Blumenau, semanalmente, nas segundas-feiras, a partir de 12 de agosto até o dia 3 de setembro. A última oficina será na terça-feira por conta do feriado em comemoração ao aniversário de Blumenau.

A primeira edição do Meninas Digitais aconteceu em julho, durante as férias escolares. O intuito é divulgar a área de computação e suas tecnologias para despertar o interesse de meninas para que conheçam melhor o setor e sintam-se motivadas a seguir uma carreira na área.

As inscrições são limitadas e devem ser feitas no site do programa.

Conteúdo das aulas

Ao todo serão quatro oficinas em dois períodos: matutino, das 8h às 11h30 e vespertino, das 14h às 17h30. No primeiro dia, as participantes irão aprender noções de como desenvolver jogos com a plataforma Scratch e no segundo dia terão o complemento desse mesmo conteúdo.

No terceiro dia a missão é desenvolver um projeto para internet das coisas e no quarto dia criar um aplicativo móvel para Android. Além das oficinas, serão apresentadas algumas áreas em que uma pessoa da área de computação pode atuar.

Meninas digitais

O Programa Meninas Digitais foi criado em 2011 sob a coordenação da Secretaria Regional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Em 2015 foi institucionalizado pela SBC, recebendo sua chancela, como programa de interesse nacional da comunidade de Computação.

A ideia do Programa Meninas Digitais surgiu a partir de discussões no Women in Information Technology (WIT), evento base do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). O WIT é uma iniciativa da SBC para discutir assuntos relacionados às questões de gênero e a Tecnologia de Informação (TI) no Brasil por meio de histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo