Na manhã deste sábado, 28, o empresário Ericsson Luef se filiou no Partido Liberal de Blumenau. O encontro aconteceu na casa do Deputado Estadual Ivan Naatz. A decisão de Luef de se filiar no PL veio depois de algumas conversas entre Ericsson, Naatz e o Senador Jorginho Mello (PL).
Ericsson teve, no último dia 14, uma saída conturbada do Republicanos. Ele foi acusado de não ter conseguido fazer uma nominata de candidato a vereador capaz de fortalecer a legenda em Blumenau.
O motivo mais forte da saída de Luef do Republicanos é que ele queria ser candidato a prefeito pelo partido. Porém, a direção nacional tem a intenção de entrar numa frente de apoio ao prefeito Mário Hildebrandt (Podemos).
Ericsson Luef, quando foi candidato a Deputado Federal pelo MDB em 2018, recebeu pouco mais de 43 mil votos e isso chamou a atenção do Republicanos.
Na saída do Republicanos, chegou a afirmar que queria ser candidato a prefeito em 2020, mas no PL isso deve ser muito difícil. É muito provável que Ericsson Luef tenha ido para o PL para começar a construir uma candidatura a Deputado Federal pelo partido para, aí sim, em 2024, ser o nome forte do PL para postular a vaga de candidato a Prefeito.
Mas, obviamente, na política nada é garantido e o que vale é esse momento. O resto é especulação.