Empréstimo de 50 milhões de dólares para Blumenau vai para votação no Senado
Corredor Norte é principal beneficiado com investimento
A contratação do financiamento com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) para Blumenau deu um novo passo nesta terça-feira, 30. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou a operação, que agora irá para votação no Senado.
No início do mês, o financiamento foi aprovado pelo Ministério da Economia. Desde então, passou por trâmites legais no governo federal. Os 50 milhões de dólares serão destinados a obras de saneamento e mobilidade urbana.
A contrapartida da prefeitura será de 12,5 milhões de dólares. Dentre as obras que serão beneficiadas está o Corredor Norte. Expectativa é que dinheiro chegue aos cofres municipais até o fim do ano.
Banco Fonplata
A negociação do município com o Fonplata começou em outubro de 2017, quando Hildebrandt, então vice-prefeito, visitou sede da instituição, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. A partir de 2018 o município começou a estruturar o programa de investimento, submetendo a primeira carta consulta à Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Ministério da Economia, em 2019.
O Fonplata é um fundo de investimento que funciona como um banco de desenvolvimento regional, formado por países que fazem parte do Mercosul, mais a Bolívia. Criado em 1977, reúne recursos da Argentina, Bolívia, do Brasil, Paraguai e Uruguai e tem como missão o apoio a integração dessas nações vizinhas na busca por um desenvolvimento mais igualitário e inclusivo, dentro deles e entre as áreas de influência da bacia do Rio Prata, por meio de operações de crédito.
Leia também:
– Saiba tudo sobre as Eleições 2022
– Saiba onde deverão ser novos pontos de patinetes elétricos compartilhados em Blumenau
– Jovem de 18 anos pede ajuda para lutar contra câncer em hospital de Blumenau
– Cinco macacos são encontrados mortos no Zoobotânico de Brusque
– Após cinco anos de disputa judicial, herdeiro de fundador da Weg vai receber R$ 1 bilhão