Empréstimo de 50 milhões de dólares para Blumenau vai para votação no Senado

Corredor Norte é principal beneficiado com investimento

A contratação do financiamento com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) para Blumenau deu um novo passo nesta terça-feira, 30. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou a operação, que agora irá para votação no Senado.

No início do mês, o financiamento foi aprovado pelo Ministério da Economia. Desde então, passou por trâmites legais no governo federal. Os 50 milhões de dólares serão destinados a obras de saneamento e mobilidade urbana.

A contrapartida da prefeitura será de 12,5 milhões de dólares. Dentre as obras que serão beneficiadas está o Corredor Norte. Expectativa é que dinheiro chegue aos cofres municipais até o fim do ano.

Banco Fonplata

A negociação do município com o Fonplata começou em outubro de 2017, quando Hildebrandt, então vice-prefeito, visitou a sede da instituição, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. A partir de 2018 o município começou a estruturar o programa de investimento, submetendo a primeira carta consulta à Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Ministério da Economia, em 2019.

O Fonplata é um fundo de investimento que funciona como um banco de desenvolvimento regional, formado por países que fazem parte do Mercosul, mais a Bolívia. Criado em 1977, reúne recursos da Argentina, Bolívia, do Brasil, Paraguai e Uruguai e tem como missão o apoio a integração dessas nações vizinhas na busca por um desenvolvimento mais igualitário e inclusivo, dentro deles e entre as áreas de influência da bacia do Rio Prata, por meio de operações de crédito.

Leia também:

Saiba tudo sobre as Eleições 2022
Saiba onde deverão ser novos pontos de patinetes elétricos compartilhados em Blumenau
Jovem de 18 anos pede ajuda para lutar contra câncer em hospital de Blumenau
Cinco macacos são encontrados mortos no Zoobotânico de Brusque
Após cinco anos de disputa judicial, herdeiro de fundador da Weg vai receber R$ 1 bilhão

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo