Saiba onde deverão ser novos pontos de patinetes elétricos compartilhados em Blumenau

Prefeitura pretende investir no transporte especialmente durante a Oktoberfest

Nas últimas semanas, os patinetes elétricos roxinhos estão se espalhando por Blumenau. Os transportes compartilhados oferecidos pela empresa FlipOn escolheram a cidade como a primeira parada catarinense. E o planejamento já é de expansão.

Atualmente, é fácil encontrar patinetes disponíveis na região central. Especialmente nas ruas XV de Novembro e Sete de Setembro. Os transportes também estão disponíveis em pontos estratégicos, como próximo ao Terminal da Fonte e no parque Ramiro Ruediger.

Esse último ponto é um que queremos explorar mais, para fomentar o lazer no parque. O próximo bairro que pretendemos ir é para o Vila Nova. Infelizmente nem toda região é possível entrar, por conta das calçadas, buracos e morros. Isso prejudica o transporte e pode causar acidentes”, explica Kenedy Galdino, responsável pelas operações em Blumenau.

Alice Kienen/O Município Blumenau

Primeira em SC

A cidade foi a primeira do estado a receber os patinetes roxinhos. O planejamento da empresa é expandir para o litoral, com foco em parcerias comerciais em Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo.

“Nosso interesse em Blumenau foi em resolver a questão da mobilidade, como o trânsito intenso em certos horários. A cidade também tem estrutura que facilita a locomoção. Só falta as pessoas terem a cultura de usar os patinetes”, comenta.

Um dos pontos com maior movimento atualmente é o da prefeitura, por se tratar de um ponto turístico. Entretanto, Kenedy afirma que todos os doze pontos estão tendo alta procura. A média de corrida diárias fica entre 150 e 200.

“No último domingo passou de 350 corridas. Vemos alguns usuários recorrentes e já nos procuraram com interesse em planos mensais. Planejamento até mês que vem lançar a possibilidade de alugar o equipamento e levar para casa, como se fosse locação de um carro”, adianta.

Como usar

Para usar um patinete, é só ir até um dos pontos na cidade, baixar o aplicativo a partir do QR Code no veículo, cadastrar um cartão de crédito e seguir viagem. Após registrar o perfil pela primeira vez, o aluguel é facilitado.

Alice Kienen/O Município Blumenau

A corrida tem uma taxa fixa de R$ 3,20 para destravar o equipamento e um valor de R$ 0,50 por minuto. Além do cartão de crédito, também é possível realizar o pagamento via Pix.

Para encerrar a corrida, é necessário ir até um dos pontos. O patinete só desliga nas áreas demarcadas em roxo no aplicativo.

Veja em vídeo:

Incentivo público

Para o secretário de Planejamento Urbano de Blumenau, Eder Boron, meios de transporte como esse devem ser cada vez mais incentivados. Desde dezembro do ano passado, a prefeitura determinou pela legislação de uso de espaços públicos que modais de transporte que auxiliem na mobilidade urbana tenham processos facilitados e isenção de taxas.

“Assim que a FlipOn entrou com o processo, identificamos os locais e a viabilidade para não prejudicar o trânsito de pedestres. O intuito é promover cada vez mais empresas com esses modais. Quanto menos carros nas vias públicas, mais ganho de mobilidade urbana”, ressalta.

O secretário também comentou a preocupação do município em incluir ciclofaixas ou calçadas compartilhadas em mais ruas da cidade. Para, assim, possibilitar que transportes como esses cheguem a mais regiões.

Uma das medidas da prefeitura foi publicar um edital de credenciamento de empresas para operação de patinetes elétricos compartilhados por aplicativo durante a 37ª edição da Oktoberfest Blumenau.

A FlipOn já confirmou que participará do processo e tem esperança de ganhar. Entretanto, independente disso, seguirá atuando na cidade pelo prazo de 12 meses.

Legislação

Até o momento, não há interesse em criar um regramento próprio para o transporte em Blumenau. Entretanto, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma resolução em março deste ano que inclui os patinetes elétricos.

Dentre as regras estão a liberação de usar o espaço para pedestres, desde que abaixo de 6 km/h. Nas ciclovias e ciclofaixas, a velocidade máxima é de 20 km/h. Os equipamentos devem ter indicador de velocidade, campainha e sinalização noturna.

“Vamos utilizar esse regramento como forma de teste. Veremos como serão as situações e como conseguimos congregar pedestres, ciclistas e patinetes. Se acharmos necessários, criaremos regulamento municipal”, explica o secretário.

Diferente do caso das bicicletas, a circulação em pista de automóveis não é permitida, mas o uso de capacetes é opcional.

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