+

Entenda como os abrigos são ativados pela Defesa Civil de Blumenau

Abertura ocorre conforme Plano de Contingência e listagem pode ser consultada no Alertablu

Blumenau dispõe de 59 abrigos para atender à população em casos de ocorrências climáticas. De acordo com o Plano de Contingência para Inundações e Movimentos de Massa elaborado pela Secretaria Municipal de Defesa Civil (Sedeci), são 29 abrigos destinados para famílias atingidas por inundações e 30 abrigos para os casos de risco de deslizamentos.

Segundo a Defesa Civil de Blumenau, eles são abertos de acordo com a necessidade de atendimento às áreas de risco iminente. Os critérios para a ativação são definidos com base nas cotas de inundações previstas para cada região, ou mediante sinais de potencial movimentação de massa em morros e encostas.

“É importante que a população saiba identificar qual é a hora de sair do seu imóvel. No caso dos deslizamentos, é preciso estar atento a sinais de rachaduras no solo ou em paredes do imóvel, inclinação de postes e árvores, ruídos de estalos, surgimento de minas d’água. No caso de inundações, é preciso ficar atento às atualizações do nível do rio e às projeções que a Defesa Civil emite a cada duas horas” ressalta o secretário Carlos Menestrina.

O que levar para o abrigo

Quando é detectada a necessidade de sair de casa, as famílias precisam levar os documentos pessoais, roupas e respectivas medicações. Também devem levar alimentos de fácil consumo para as primeiras horas e itens de primeira necessidade.

Antes de deixar a residência, é importante lembrar-se de desligar o disjuntor de energia, gás e água, para garantir a segurança do imóvel até o retorno. Do total de abrigos municipais, dez estão aptos a receber famílias com animais de estimação, que devem ser levados preferencialmente em caixas de transporte apropriadas.

A lista completa dos abrigos pode ser conferida no site Alertablu, clicando no menu Defesa Civil > Abrigos. Até essa sexta-feira, 6, um abrigo segue ativado em Blumenau, na Igreja Evangélica Livre de Blumenau, na Itoupava Norte.

“Estamos monitorando a previsão de chuvas para determinar a necessidade de abertura de outros abrigos durante o fim de semana. A população poderá se informar por meio dos canais oficiais da Prefeitura”, acrescenta Menestrina. “Importante lembrar também que o abrigo é destinado para as famílias e seus pertences e não como depósito de mobílias. Famílias que ficarão alojadas em outros locais necessitarão providenciar um local seguro para seus móveis”, completa.

Confira a lista de abrigos aptos a receber animais de estimação em Blumenau

– Ativado nesta sexta-feira, 6 de outubro:
Igreja Evangélica Livre de Blumenau – Itoupava Norte

– Desativados nesta sexta-feira, 6 de outubro:
EEB Victor Hering – Vila Nova
Ginásio EBM Machado de Assis – Itoupava Seca
EBM Felipe Schmidt – Itoupavazinha
EEB Jonas Rosário Coelho Neves – Fidélis
Paróquia Luterana – Itoupava Central
EEB Santos Dumont – Garcia
EEB Hermann Hamann – Nova Esperança
EEB Conselheiro Mafra –Velha Grande

Listagem completa de abrigos no site AlertaBlu.

Leia também:

1. Tudo que sabemos sobre o risco de enchente em Blumenau
2. Saiba quais medidas serão adotadas pela Prefeitura de Blumenau devido ao risco de enchente
3. Saiba quais ruas de Blumenau podem ser afetadas se nível do rio Itajaí-Açu atingir 12 metros
4. Após fortes chuvas, 38ª Oktoberfest Blumenau será suspensa temporariamente
5. Festa do Imigrante de Timbó é adiada após ser alagada


Veja agora mesmo!

Clube Blumenauense de Caça e Tiro mantém vivo o tiro olímpico na cidade:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo