+

Tudo que sabemos sobre a enchente em Blumenau

Confira as informações mais atualizadas sobre o assunto

Oficialmente a enchente em Blumenau iniciou por volta de 18h deste sábado, 7, quando o rio Itajaí-Açu ultrapassou os 8 metros e passou da calha. Confira, nesta matéria, as informações mais atualizadas e tudo o que sabemos até o momento sobre o risco de enchente em Blumenau.

Nível do rio

O rio Itajaí-Açu chegou aos 10,17 metros em Blumenau por volta de 5h desta segunda-feira, 9. A previsão da Defesa Civil indicava que o pico do rio seria alcançado por volta de 5h e que o nível de 10,7 metros, representando alerta máximo na cidade. No entanto, a previsão não se confirmou.

O rio baixou dos 10 metros após as 11h e às 20h, a medição foi de 8,97, representando 12 centímetros a menos do que a hora anterior. Técnicos da meteorologia também preveem que no início da manhã de terça-feira o rio estará abaixo dos 8 metros, o que faria a cidade sair do estado de enchente.

A cada uma hora o site do AlertaBlu, da Defesa Civil de Blumenau, atualiza o nível do rio Itajaí-Açu. Acompanhe em tempo real neste link.

Em Blumenau, a cota de inundação do rio Itajaí-Açu é de 8 metros. Porém, alguns pontos da cidade são atingidos pela água a partir de 7,4 metros.

Ocorrências atendidas

Desde o fim da manhã desta segunda-feira, dia 9, a Defesa Civil atendeu 22 novas ocorrências, chegando agora a 328. Destas, 11 são de deslizamento de pequeno porte. No acumulado de 4 a 9 de outubro, são 209 ocorrências de deslizamento, 91 análises de risco, 17 quedas de árvore, oito alagamentos e três destelhamentos.

Bairros mais atingidos
Progresso – 45 ocorrências
Ponta Aguda – 25 ocorrências
Velha – 22 ocorrências
Velha Grande – 21 ocorrências
Fortaleza – 19 ocorrências
Escola Agrícola – 17 ocorrências
Itoupavazinha – 16 ocorrências

Abrigados em Blumenau 

Na noite desta segunda-feira há apenas dois abrigos ainda ativos, com 82 pessoas abrigadas, três cães e quatro gatos.

“Famílias que estavam abrigadas são levadas de volta pra casa pelas equipes do Semudes. Secretaria também faz o transporte do que foi levado para o abrigo. A maioria conseguiu retirar as coisas e muito pouco se perdeu”, ressaltou a vice-prefeita Maria Regina Soar.

Aulas

As aulas serão retomadas na terça-feira. Nenhuma unidade municipal foi afetadaspelas chuvas. Apenas o Pró-Família retorna apenas na quarta-feira.

Saúde

Todas as atividades estão mantidas nas unidades e nos serviços nesta terça-feira, 9. A aplicação das vacinas do calendário fica concentrada nos sete AGFs. Dúvidas devem ser consultadas no 156.

A Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto e o Paradesporto voltarão apenas na quarta-feira, pois a unidade precisou ser esvaziada.

Serviço de transporte coletivo

O serviço será normalizado na terça-feira. Exceções de ruas alagadas por enxurradas serão informadas pela prefeitura e noticiadas.

Área Azul 

A Área Azul segue suspensa até as 8h de quarta-feira, 11.

Retorno Oktoberfest 

A Prefeitura de Blumenau confirmou que a 38º Oktoberfest Blumenau retorna nesta quarta-feira, 11. Os portões serão abertos às 18h e um desfile está agendado para 19h. Com a suspensão dos últimos dias, a festa foi prolongada, indo até dia 29 de outubro.

“É importante retomar essa festa que movimenta R$ 400 milhões na economia da cidade e beneficia 60 setores. Há uma gigantesca estrutura envolvida que por trás dela há famílias que precisam desse 14º salário para colocar comida na mesa. E, sobretudo, é uma festa que nasceu de duas enchentes terríveis que a cidade viveu, mostrando a resiliência do povo”, ressaltou o prefeito Mário Hildebrandt.

Campanha

Em solidadriedade ao Alto Vale, que ainda enfrenta enchentes, uma campanha será organizada durante a Oktoberfest. Os donativos serão direcionados para Taió, que sofreu uma das maiores cheias da história.

Um contêiner será instalado em frente ao Galegão na manhã de quarta-feira, para receber cestas básicas e materiais de higiene pessoal e limpeza. A prefeitura do município ressaltou que não precisa da doação de roupas.

Reembolso

O secretário de Turismo e presidente da Vila Germânica, Marcelo Greuel, diz que os ingressos adquiridos antecipadamente podem ser trocados para outra data ou também é possível pedir o reembolso.

Para solicitar reembolso é necessário entrar em contato com a Imply pelo SAC, que está disponível no rodapé do site da venda de ingressos. É preciso informar os dados cadastrados: nome completo, CPF e e-mail. O procedimento é válido somente para os ingressos adquiridos para os dias 6, 7 e 8 de outubro. Para outras datas será necessário abrir um chamado via email sac@imply.com.

O secretário também iniciou os diálogos com os hotéis da cidade para amparar os turistas que estão em Blumenau.

Leia também:
1. Últimas notícias sobre as chuvas na região
2. AO VIVO – Veja imagens do rio Itajaí-Açu em Blumenau
3. Acompanhe em tempo real o volume de chuva por bairro de Blumenau
4. Cota de enchente em Blumenau: como consultar o nível de cada rua
5. Acompanhe em tempo real o nível do rio Itajaí-Açu em Blumenau
6. Qual nível o rio Itajaí-Açu transborda em Blumenau
7. Mapa interativo mostra pontos de alagamento em Blumenau

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo