Entidades empresariais e vereadores de Blumenau se reúnem para estreitar relações
Discussões sobre desgaste da classe política e economia na Câmara estiveram em pauta
As entidades empresariais que formam o G6 – Acib, CDL, Ampe, Codeic, OAB e Intersindical Patronal – e a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Blumenau realizaram uma reunião na manhã desta segunda-feira, 5. Em pauta estiveram o desgaste da classe política local e um novo pedido para economia dos gastos da Câmara, com solicitação para redução do repasse do duodécimo da prefeitura para a Câmara.
O principal objetivo, contudo, foi o de estreitar as relações entre os empresários e o Legislativo blumenauense. Nos últimos anos houve uma série de estranhamentos entre as partes, sendo a redução do repasse do duodécimo um dos grandes exemplos recentes de uma divisão clara entre as partes. O desgaste da relação foi refletida, principalmente, após as eleições de 2018, quando Blumenau não conseguiu eleger deputados federais, reduzindo significativamente a representatividade do município em Brasília.
O presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Avelino Lombardi, não crê que tenha havido enfrentamento. “Nós entendemos a importância dos vereadores. É por meio do Legislativo que iremos aprovar os nossos projetos. O que houve foi uma proposta elaborada pelas classes empresariais, porque sabemos que tanto a Prefeitura de Blumenau quanto a Câmara de Vereadores não são mais comportadas financeiramente pela população. A gente não impôs, foi uma sugestão”.
O mesmo acredita o vereador Almir Vieira (PP), que reconhece a importância da classe empresarial, mas pede mais empatia com os vereadores. “Admiro vocês, empresários, que geram emprego e renda para a cidade. Por causa disso, as vozes de vocês passaram a ter muita importância entre a população. O problema é que vocês não estão no dia a dia com a comunidade, ouvindo as reclamações das pessoas. O vereador é o parachoque da população”.
Para o presidente da Câmara, a redução é apenas um dos detalhes a serem discutidos entre as partes. “Mais do que reduzir e economizar, nós temos que dar resultado. É assim também nas empresas de vocês, e tudo isso passa por gestão. Blumenau é o município que mais economiza com vereadores, mas precisamos mais do que isso, temos que entregar o melhor para a população”.
A reunião seguiu entre momentos mais ponderados, outros acalorados, mas com clima benevolente e de respeito às opiniões divergentes.