Escola de Blumenau é destaque na Feira de Inovação e Empreendedorismo do Vale Europeu

Estudantes empreenderam a partir da horta escolar

A Escola de Educação Básica Henrique Alfarth, de Blumnau, foi destaque na 4ª Feira de Inovação e Empreendedorismo Edição Vale Europeu. A instituição participou com o projeto Horta e Pomar: desenvolvendo o Empreendedorismo Sustentável na Escola, ficando em 1° lugar na categoria Inventor Mirim e recebendo a premiação de R$ 1 mil.

O projeto surgiu por conta das pesquisas dos estudantes do 9° ano sobre plantas medicinais e o interesse de revitalizar a horta da escola. Com base nessas pesquisas, os alunos apresentaram interesse em aprender como poderiam empreender pela horta e pelo pomar. Assim, surgiu a ideia de criar empresas que estão diretamente ou indiretamente ligadas a esses espaços.

Júlia Vanderlinde/Prefeitura de Blumenau

“A conquista deste prêmio demonstra o comprometimento dos nossos professores e também é reflexo dos investimentos que dedicamos à educação de qualidade do nosso município. Além disso, é uma forma de incentivo aos nossos estudantes e que contribui ainda mais para o aprendizado no ambiente escolar”, declara o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt

A feira de inovação e empreendedorismo tem o objetivo de divulgar soluções inovadoras, como produtos, serviços e modelos de negócios desenvolvidos em instituições de ensino fundamental, médio e superior. O evento abrange todos os 14 municípios da Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve). A feira é dividida em quatro categorias de participação, como Inventor Mirim, Jovem Inventor, Universitária/Produto ou Processo ou ainda Universitária/Negócio ou Aplicativo.

“Incentivar o empreendedorismo na educação faz com que nossos estudantes desenvolvam diversas habilidades, tornando-os mais preparados para enfrentar os desafios no futuro. Além disso, os projetos de empreendedorismo promovem a criatividade e inovação entre nossos alunos e os incentiva a desenvolver uma mentalidade empreendedora desde a infância”, destaca o secretário de educação, Alexandre Matias.

Projeto Horta e Pomar

Desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental, os estudantes criaram empreendimentos que se conectam direta ou indiretamente com a horta e o pomar da escola. Cada empresa criada possui um professor responsável, os estudantes foram orientados em como registrar as empresas para iniciar a jornada empreendedora.

Posteriormente, cada negócio foi cadastrado no Alfarth Bank, que cuida de transações, abertura de contas e concessão de empréstimos. Cada empresa possui identificação, incluindo nome, CNPJ e endereço de e-mail, escolhido pelos próprios estudantes que são os idealizadores.

Leia também:

1. Comportas das barragens de Taió e Ituporanga são fechadas após riscos de inundações no Vale do Itajaí
2. Defesa Civil alerta para temporais e chuva intensa até o fim de semana em Blumenau
3. Sine anuncia quase 280 oportunidades de emprego em Blumenau
4. Câmara de Vereadores realizará audiência pública sobre moradores de rua em Blumenau
5. Patinha Feliz: projeto desenvolvido em faculdade pretende levar comida para animais de rua em Blumenau e Indaial


Veja agora mesmo!

Paixão de Oktoberfest: após 22 anos, blumenauense conta como encontrou alemão que conheceu na festa:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo