Escola estadual de Blumenau deixará de ter anos finais a partir de 2023

Alunos e professores da Escola Júlia Lopes terão que ser transferidos devido a mudanças

Um estudo realizado pela Secretaria de Estado da Educação (SED) identificou problemas na forma como a matriz de tempo integral é aplicada na Escola de Educação Básica Júlia Lopes, no bairro Ponta Aguda, em Blumenau.

Como a escola possui uma estrutura pequena, de apenas nove salas, os alunos ficam praticamente apenas dentro da sala de aula pela manhã e à tarde, não se adequando ao que o projeto propõe.

 

“Os alunos não estão sendo atendidos dentro do que se planejava. Eles ficam dentro da sala de aula e não recebem as atividades que estão no currículo da escola em tempo integral, que são aulas diferenciadas”, afirmou o coordenador regional de educação em Blumenau, Jadir Booz.

Para solucionar esta situação, a Escola de Educação Básica Pedro II, localizada no Centro de Blumenau, terá a partir de 2023 a matriz de ensino em tempo integral para os estudantes do 1º ao 6º ano. Nos anos seguintes o período integral será opcional.

Deste modo, partir do próximo ano, a Júlia Lopes terá apenas cinco turmas – do 1º ao 5º ano. Os alunos do 6º ao 9º ano serão transferidos – se assim os pais escolherem – para o Pedro II, que absorverá as turmas.

“Assim a Júlia Lopes conseguirá utilizar nessas salas que vão sobrar, as atividades diferenciadas que a grade da matriz integral propõe. Do outro lado, o Pedro II, que tem uma estrutura muito maior e atualmente ociosa no período da tarde, também poderá oferecer essas atividades aos alunos”, explicou Jadir.

Jotaan Silva/O Município Blumenau

Situação dos professores e pais

As mudanças trouxeram preocupação e angústia para alguns professores e também para pais de alunos da Escola Júlia Lopes. No caso dos trabalhadores, aqueles que só dão aulas do 6º ao 9º ano, terão que sair da escola, pois essas turmas não vão mais existir. Mas de acordo com Jadir, essa situação foi pensada pela coordenação.

“Sabemos que é uma medida radical, mas nós queremos uma melhora na qualidade de educação para os alunos e também de trabalho para os professores. Nós pensamos neles. Todos os professores efetivos serão realocados para escolas que eles desejarem e que tiverem vaga. Estamos dando algumas opções para cada um deles, que querem ficar mais próximo de casa, ou por qualquer outra situação”, explicou.

Sobre os pais, Jadir também contou que eles terão a opção de escolher se querem que os filhos permaneçam nas aulas em período integral – ou seja, terão prioridade nas matrículas no Pedro II. Também contou que uma reunião será realizada na Escola Júlia Lopes no dia 16, às 17h, para explicar da melhor forma as alterações aos responsáveis pelos alunos.

Jotaan Silva/O Município Blumenau

Como funcionará no Pedro II

Como a escola em tempo integral está chegando agora ao Pedro II, a escola atenderá em duas matrizes. A partir de 2023, do 1º ao 5º será apenas integral, ou seja, pela manhã e à tarde.

Já do 6º ao 9º, serão duas opções aos pais e alunos: regular e tempo integral, sendo o regular apenas no período vespertino.

As matrículas para as escolas da rede estadual em Blumenau vão do dia 29 de novembro até o dia 1 de dezembro. Elas serão feitas de forma on-line pelos responsáveis dos alunos.

– Assista agora:
Sargento Junkes fala sobre haters, Reino do Garcia e problema de saúde

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo