A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), irá implementar nas próximas semanas o Programa Trânsito Seguro nas Escolas, que tem o objetivo de instituir a educação para o trânsito de forma permanente na rotina escolar. A lei que regulamenta a iniciativa é de autoria do vereador Cesar Campesatto e foi sancionada nesta quarta-feira, 28, pelo prefeito Mário Hildebrandt.

O objetivo é estimular ações de conscientização nas unidades da rede municipal de ensino de forma recorrente. Por meio do programa, professores serão capacitados pela SMTT para desenvolver atividades quinzenais com os alunos de 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental.

“A consciência da responsabilidade que cada um de nós tem no trânsito começa desde cedo. As crianças são pedestres, são ciclistas e, portanto, também fazem parte do trânsito da cidade. Ao aprender desde cedo a ter um comportamento seguro, se tornarão futuros motoristas também mais conscientes. Além de que a criança leva pra casa o que aprende, ajudando a conscientizar toda a família”, observa o prefeito.

Marcelo Martins/Prefeitura de Blumenau

Após a sanção, a SMTT deve iniciar a implementação do novo programa, com distribuição de material didático e a preparação dos professores. “Pretendemos iniciar as ações ainda no mês de março. A Escola Pública de Trânsito e a Guarda Municipal farão a capacitação dos professores e cada criança receberá um kit de apostilas para a realização das atividades”, adianta o secretário Alexandro Fernandes. A cada semestre, as turmas apresentarão um trabalho para toda a escola, abordando temas ligados à segurança no trânsito.

Pensando nas futuras gerações

O vereador autor do projeto de lei que deu origem ao programa diz que o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo. “Em Blumenau observamos todos os dias acidentes no trânsito e muitos destes terminando com óbitos”, diz.

Ele pontua que o trabalho é feito pensando no futuro e acrescenta que as crianças de hoje em breve serão adolescentes e adultos. “Esse trabalho também impacta na saúde pública. Hoje, uma boa parte do serviço público de saúde é tomado por conta do atendimento de acidentes de trânsito”, explica.

Marcelo Martins/Prefeitura de Blumenau

Campesatto ainda lista que um acidente com um motociclista ferido mobiliza muitas áreas e equipes como Corpo de Bombeiros, Samu, Secretaria de Trânsito, pronto-socorro do hospital, enfermeiras e médicos.

Segundo ele, não será criada uma matéria específica para trabalhar o trânsito dentro das escolas, mas o ensino será feito de forma pulverizada em diversas disciplinas como, por exemplo, em matemática poderá ser ensinado os cálculos com distância de quilometragem, velocidade, entre outros.

“Esse trabalho é para deixar um legado para a cidade e a prefeitura abraçou esse trabalho”, finaliza.

Leia também:
1. Tempo Blumenau: confira se as chuvas irão continuar neste fim de semana
2. Torneio de tênis vai reunir jovens atletas de 36 países em Blumenau
3. BR-470 ficará em sistema pare e siga em Indaial neste fim de semana
4. Prefeito sanciona lei que multa usuários de drogas em locais públicos e atos de apologia em Blumenau
5. Tutores de golden retriever ganham ação contra condomínio de Blumenau que exigia que ele fosse carregado no colo


Veja agora mesmo!

Icônico casarão rosa de Curt Hering foi primeiro de Blumenau a ter banheiro interno: