Saúde à Mesa

Formada em Nutrição pela Furb, Vanessa de Souza atende em Blumenau e publica semanalmente sobre saúde e boa alimentação.

Esse é o motivo pelo qual você não consegue manter a dieta por muito tempo

Quantas vezes você já tentou fazer uma dieta, mas acabou desistindo em menos de um mês? Quantas vezes já pensou “dieta não é pra mim”? Quantas vezes já falou “segunda eu começo”? Não se preocupe, você não está sozinho. É frustrante quando nos tentamos mudar algo e não conseguimos levar a mudança pra frente. Hoje estou aqui pra te dizer o porquê você não consegue manter a dieta por muito tempo.

Primeiro, precisamos falar sobre o sentido dessa palavra. Dieta nada mais é do que o seu padrão alimentar, é a forma como você e a sua comida estão relacionados. De jeito nenhum ela significa “cortar tudo que você come” ou “fechar a boca”. E esse é o primeiro ponto que erramos.

Ao manter essa visão errada do que achamos que deve ser a dieta, acabamos eliminando todos os alimentos que gostamos. Você acredita que tem gente que acha que pra emagrecer, precisa comer salada o dia inteiro, recusar uma fatia de pizza e cortar 100% do açúcar? Estou aqui pra te tranquilizar e dizer que você consegue sim emagrecer e continuar comendo tudo isso.

Quando você faz uma mudança alimentar, onde passa a incluir alimentos integrais (e aqui leia-se sementes, grãos, leguminosas… e não pão integral), frutas, legumes, além dos alimentos que já consome, você começa a trazer um equilíbrio novamente pro seu organismo. E sem ter a intenção, está tirando espaço de alimentos menos nutritivos. Mas sem dizer diretamente pra sua cabeça que você é proibido de comê-los. Apenas está tirando o seu foco disso e colocando em outra questão.

É fato que a palavra “não” nos chama muito a atenção. Imagina que a sua mãe fez um bolo de chocolate bem gostoso e deixou um pedaço guardado para você, mas ela te avisa “não coma ainda, espere eu voltar do supermercado”. Enquanto ela estiver fora, tudo que você vai pensar é que quer muito comer aquele bolo, toda a sua atenção vai ficar voltada para isso. Mas, imagina agora que ela fez o bolo e não te falou nada, e você acabou nem percebendo ele ali na cozinha. Você não vai ficar focado nele, afinal de contas ninguém te disse que você não poderia comê-lo.

Com a nossa alimentação toda é assim. Sempre que pensamos em excluir algo ou “não posso” a nossa atenção se volta para esse alimento. É psicológico. Então esse é o primeiro passo para você ter sucesso em uma dieta, pare de pensar que não pode comer as coisas. Não é a pizza que te engorda, e sim as mais de 4 fatias que você acha que tem que comer.

O segundo erro mais cometido é desistir ao primeiro sinal de fracasso. Entenda, ninguém consegue mudar 100% da noite pro dia. Para todo mundo leva tempo. Existem curvas no caminho, a gente cai, mas o importante é levantar de novo. Eu sei, clichê, mas é verdade. Não desista já na primeira “saída da dieta”. Aconteceu de comer algo que não estava planejado? Tudo bem, na próxima refeição você só volta ao normal, ao planejado.

Saiu da dieta na quarta a noite? Não espera a próxima segunda pra começar de novo. Já começa na quinta de manhã. Quanto mais tempo vai deixando, mais vai perdendo a vontade de melhorar a alimentação, e mais difícil vai ficando pra recuperar o prejuízo dos excessos alimentares.

O terceiro e último erro mais cometido, é a falta de nutrientes. Ou você achou que ao sair cortando todos os alimentos, não faltaria nada pro seu corpo? O problema é as pessoas tem mania de além de excluir farinha e açúcar, querem cortar todo tipo de carboidrato, gorduras boas, ou qualquer alimento calórico. Afinal o resultado precisa vir rápido né?

E nisso você acaba cortando um monte de fontes alimentares de vitaminas e minerais, importantes pro seu corpo continuar com todas as funções certinhas. Você fica mal-humorado, com fome sempre, cansado, com dor de cabeça, intestino desregulado, não dorme direito.

E quem aguenta fazer dieta se sentindo assim? E o seu corpo não aguenta isso também não. Na falta de nutrientes importantes, ele vai mandar sinais para você, implorando por comida. Principalmente por carboidratos. E é daí que surgem as vontades malucas por açúcar.

Resultado disso tudo, a dieta não passa de 30 dias. Você desanima, ataca a geladeira e a despensa algumas vezes. Depois de um tempo se sente de saco cheio desse comportamento e resolve começar uma dieta. E o ciclo fica se repetindo eternamente. Mas calma, eu sei que você não inventou tudo isso sozinho. Alguém te disse que é assim que se emagrece né? Que é assim que dietas funcionam.

Então presta atenção, que agora eu estou te falando que não, que não é assim que acontece. Melhorar a alimentação não é se privar de tudo que você gosta de comer, não é viver de salada, e definitivamente não são esses ciclos de 30 dias. Procure um nutricionista e resolva de vez a sua relação com a comida.

Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo