Estreando com banheiros em cima de carro, Oktobergruppe evoluiu e se tornou grande atração
Antes chamado de Pisswagen, grupo atualmente conta com 52 participantes
Os amigos Fritz Kraft, Carlos Metzner e Marcos Andrade começaram a desfilar em 2004 pela Sociedade Passo Manso com o Pisswagen (dois banheiros feitos em cima de uma Variant da Volkswagen, que anos depois foi substituída por uma A-10 da Chevrolet). Uma solução para os momentos de aperto após tomar muito chope.
Em 2007 foi criado os Fassbiermäner (homens do chope), um equipamento carregado nas costas, cheio de mangueiras e da bebida mais prestigiada da festa. Mas ainda faltava algo.
No ano seguinte, o Musikfass (barril da música), que também é carregado nas costas, trouxe animação musical ao grupo. O som automotivo em miniatura também pode ser conectado a uma gaita ou bandoneon. Não demorou muito para as mulheres elaborarem coreografias e o pacote ficar completo: carro, chope, música e dança.
Naquele mesmo ano o grupo foi convidado a fazer o Bierwagen, veículo já conhecido por divulgar a Oktoberfest ao passar pelas principais ruas do Centro e distribuir chope para os pedestres.
Há cinco anos, com todas as criações já presentes na vida dos foliões, o nome do grupo formado por 52 integrantes mudou para Oktobergruppe. Além dos desfiles da Oktoberfest, os amigos já estiveram na Fenarreco, em Brusque, em aniversários de municípios e na Kerbfest, em Piratuba.