Faltam 23 dias para a Oktoberfest, e é importante perceber como o aperfeiçoamento é inerente aos grupos que desfilam na festa. Ano após ano os brinquedos ficam mais divertidos, as bandas mais atualizadas e os grupos mais modernos. É o caso do Oktobergruppe (antes chamado de Pisswagen).

Os amigos Fritz Kraft, Carlos Metzner e Marcos Andrade começaram a desfilar em 2004 pela Sociedade Passo Manso com o Pisswagen (dois banheiros feitos em cima de uma Variant da Volkswagen, que anos depois foi substituída por uma A-10 da Chevrolet). Uma solução para os momentos de aperto após tomar muito chope.

Em 2007 foi criado os Fassbiermäner (homens do chope), um equipamento carregado nas costas, cheio de mangueiras e da bebida mais prestigiada da festa. Mas ainda faltava algo.

No ano seguinte, o Musikfass (barril da música), que também é carregado nas costas, trouxe animação musical ao grupo. O som automotivo em miniatura também pode ser conectado a uma gaita ou bandoneon. Não demorou muito para as mulheres elaborarem coreografias e o pacote ficar completo: carro, chope, música e dança.

Em 2012, depois de inúmeras visitas a cervejarias, uma nova atração surge: o Brauereiwagen. A cervejaria móvel feita em cima de um Caravan da Chevrolet possibilita ao público entender as etapas de fabricação do chope.

Naquele mesmo ano o grupo foi convidado a fazer o Bierwagen, veículo já conhecido por divulgar a Oktoberfest ao passar pelas principais ruas do Centro e distribuir chope para os pedestres.

Há cinco anos, com todas as criações já presentes na vida dos foliões, o nome do grupo formado por 52 integrantes mudou para Oktobergruppe. Além dos desfiles da Oktoberfest, os amigos já estiveram na Fenarreco, em Brusque, em aniversários de municípios e na Kerbfest, em Piratuba.

 

Deixe uma resposta