Sem sombra de dúvida uma das atrações mais esperadas nos desfiles da Oktoberfest são os brinquedos da Planetapéia, criações de Nerino José Furlan, um admirador de carteirinha  da cultura alemã. Amanhã, a festa mais alemã das Américas está de volta!

Há 32 anos ele criou uma inusitada quadricicleta (atualmente conhecida como a Centopeia do Chope). À época, convidou três amigos, Nilo Quintino, Luís Carlos Carvalho e Zair Aníbal de Souza para participar dos desfiles.

Planetapéia/Divulgação
Planetapéia/Divulgação

Eles conseguiram trajes típicos emprestados, enfeitaram com flores o brinquedo e foram até o início da concentração, na rua XV de Novembro, no Centro. Porém, não tinham autorização para participar. Nerino então percorreu duas quadras e disse a um guarda que tinha furado o pneu da quadricicleta e que eles estavam atrasados, voltando do conserto.

Planetapéia/Divulgação
Planetapéia/Divulgação

O guarda levantou o cordão de proteção e os deixou entrar. E assim surgiu a Planetapéia, que hoje tem mais de 25 brinquedos. As atrações já percorreram diferentes países, como Portugal, Espanha, França, Mônaco, Itália, China, Emirados Árabes, Turquia, Israel e Dubai.

Planetapéia/Divulgação
Planetapéia/Divulgação

Ao longo da trajetória já desfilaram pelo grupo mais de 25 mil pessoas. Os brinquedos ficam abrigados no Espaço construído próximo à Ponte de Ferro, no bairro Ponta Aguda.

Planetapéia/Divulgação