Além dos carros alegóricos, bandas e grupos de amigos, outra categoria se destaca nas atrações da festa mais esperada de Blumenau: os clubes e grupos folclóricos. Faltando cinco dias para o primeiro desfile, o especial Alma da Oktoberfest traz o histórico de dois clubes e três grupos folclóricos que fazem parte deste momento.

Tabajara Tênis Clube

O principal clube da cidade e primeiro clube de atiradores do estado desfila na Oktoberfest desde 1989. A ideia surgiu da diretora do clube, Rita Schürmann, por conta de um acontecimento inesperado.

Enquanto assistia a um desfile com as filhas, elas, que estavam trajadas, foram convidadas a subir em um carro alegórico. A partir daí, a família passou a desfilar e levou a sugestão para o clube.

O carro alegórico passou a fazer parte dos desfiles em 1995. O veículo foi construído em alusão à história do clube e da cidade.

Bela Vista Country Club

Apesar de estar localizado no município vizinho de Gaspar, o Bela Vista possui diversos sócios blumenauenses. Participando dos desfiles da Oktoberfest desde 2007, a ideia surgiu de Hellen Correia, uma destas associadas. Com o incentivo da filha Vitória, que na época tinha 10 anos, ela acreditou no potencial do clube e convenceu a diretoria.

Hellen sempre havia participado dos desfiles como integrante de outros grupos, mas fez questão de reunir os sócios do Bela Vista para representar o clube. Foram cerca de 60 pessoas nesta primeira apresentação.

A decisão veio em cima da hora e os participantes precisaram conseguir trajes germânicos em poucos dias, porém estavam todos animados e engajados para integrar a festa mais importante da cidade.

Grupos folclóricos

Diversos grupos folclóricos fazem parte do desfile da principal festa da cidade. O especial Alma da Oktoberfest traz a história de três deles, que compartilharam conosco um pouco desta experiência.

Badenfurt

Desde que começou em 2002 o grupo de amigos participa dos desfiles. Eles buscam preservar arte das tradições folclóricas germânicas através da dança e do lema “preservar nossa origem é honrar nossa história”.

Atualmente o grupo é composto por 24 integrantes que participam dos desfiles e da festa, na qual se apresentam e mostram ao povo blumenauense e aos turistas que vêm à Oktoberfest um pouco da cultura e tradição da região.

Teutônia

Fundado em 1987, o grupo resgata as origens culturais da Sociedade Recreativa e Esportiva Ipiranga. Representando a origem germânica, os integrantes praticam as danças folclóricas da antiga Alemanha.

Os trajes históricos são réplicas dos encontrados no Norte da Alemanha, na região em que Dr. Blumenau nasceu e viveu. O grupo já se apresentou em diversos estados brasileiros e desde 1987 desfila na Oktoberfest.

Trachtenverein Eintracht

O grupo de danças representa a Associação Cultural Eintracht, fundada em maio de 1987. Desde então, eles estão presentes em todas as edições da festa e alegrando o desfile.