+

Ex-bancário que auxiliou criminosos em assalto a colegas de trabalho em Indaial é condenado

Um dos criminosos envolvidos no assalto morreu em confronto com a PM durante perseguição em Blumenau

Um ex-bancário foi condenado a 10 anos de prisão, nesta quinta-feira, 13, por repassar informações que colaboraram com um assalto a duas gerentes do Banco Itaú. O crime aconteceu no dia 20 de setembro de 2022, na loja Havan, em Indaial.

Sobre o caso

O caso aconteceu por volta das 18h30min. Na ocasião, três homens, um deles armado, abordaram as duas vítimas e, mediante ameaça, as obrigaram a entrar no carro de uma delas, fazendo com que ficassem reféns por certo tempo. Uma das vítimas estava grávida.

As vítimas, de acordo com a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina, tiveram notebooks, smartphones, pertences pessoais roubados e um de seus veículos utilizado na tentativa de fuga.

A PM conseguiu localizar o veículo roubado na BR-470 e após perseguição, que iniciou em Indaial e foi encerrada no bairro Badenfurt, em Blumenau, conseguiu libertá-las. Durante a perseguição, os policiais estiveram em confronto com Maicon Duarte Costa, de 30 anos, um dos criminosos, que morreu no local.

Investigações

Segundo investigações da Polícia Civil, as gerentes eram observadas há cerca de 15 dias, e o crime teria sido encomendado por um terceiro denunciado, membro de uma organização criminosa gaúcha, com o auxílio do ex-bancário e de um homem que fez contato com o colega das vítimas. O objetivo era invadir o sistema da agência bancária e efetuar transferências de valores.

Consta nos autos que o colega das vítimas passava por dificuldades financeiras e teria aceitado participar da ação criminosa em troca de dinheiro. O magistrado sentenciante destaca que o ex-bancário tinha pleno conhecimento do intento criminoso do grupo.

Desse modo, ele assumiu o risco do delito e colaborou ao repassar todas as informações necessárias para o sucesso do crime. A pena de 10 anos de reclusão será cumprida inicialmente em regime fechado.

Decisões do TJ-SC

Três réus, inclusive o ex-bancário, tiveram negado o direito de recorrer da decisão em liberdade. O quarto réu poderá recorrer em liberdade, uma vez que foi aplicado o regime inicial aberto. A decisão de 1º grau é passível de recursos e o processo tramita sob sigilo.


Assista agora mesmo!

Veja o antes e depois de moradora de Blumenau após transformação completa no visual:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo