Expedicionário da Segunda Guerra Mundial morre aos 101 anos em Jaraguá do Sul
Prefeitura decretou luto oficial de três dias
Morreu nesta quinta-feira, 2, Walter Carlos Hertel, aos 101 anos. Natural de Jaraguá do Sul, Bubi Hertel, como era conhecido, foi um expedicionário da Segunda Guerra Mundial. Em homenagem à morte de Walter, a Prefeitura de Jaraguá do Sul decretou três dias de luto oficial.
Além de pracinha do exército, Bubi Hertel deixou um legado no cenário cultural, sendo um dos integrantes da primeira orquestra da Sociedade Cultura Artística (Scar), em 1956, e um dos fundadores da Scar de Jaraguá do Sul.
Bubi Hertel também foi um dos fundadores da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), do Clube de Bolão Az de Ouro (Baependi), da Associação dos Veteranos da FEB/Jaraguá do Sul e da Associação Museu da Paz, além de ser presença sempre marcante nos eventos de celebração do Dia da Vitória – que homenageia os heróis da Segunda Guerra Mundial.
Em 2022, Bubi Hertel lançou o livro “Diário da Segunda Guerra Mundial” (Design Editora, 198 páginas). O lançamento do livro, que aconteceu na sede do Centro Cultural e foi organizado por Dionara Radünz Bard, traz a transcrição integral de seus diários, fotografias e mais alguns complementos, como quando revisitou os locais de combate décadas depois.
O velório de Walter Carlos Hertel acontece na Capela Maria Leier e o sepultamento está marcado para às 16h desta quinta-feira.
Leia também:
1. Furb 60 anos: como os projetos da universidade auxiliam a comunidade de Blumenau
2. Blumenau recebe feira de intercâmbio neste fim de semana
3. Enchentes no RS servem de alerta para Santa Catarina? Meteorologista avalia riscos em Blumenau e região
4. “Calma, calabreso!”: Toninho Tornado e Netto Tomaz se apresentarão em Blumenau
5. Defesa de Luciano Hang afirma que aviões e helicópteros da Havan não foram utilizados por políticos nas eleições
Veja agora mesmo!
Conheça o artilheiro “rei das itoupavas” de Blumenau que já ganhou mais de 40 títulos no amador: