Fake news: hospital de Blumenau não está recusando pacientes com Covid-19 de outras cidades
Nesta quarta-feira, dez novos respiradores foram enviados a duas insistuições da cidade
Após informações falsas serem disseminadas nas redes sociais, o Hospital Santo Antônio publicou uma nota desmentindo a afirmação de que a UTI estaria recusando pacientes com Covid-19 de outras cidades.
O hospital é referência em urgência e emergência para 14 municípios do Vale do Itajaí. Por este motivo, muitos pacientes de fora de Blumenau recorrem ao Pronto Socorro do HSA. Entretanto, a instituição reforça que está atendendo todos que procuram socorro.
O hospital também reforçou que diariamente compartilha com a Prefeitura de Blumenau a taxa de ocupação. Nesta semana, o HSA recebeu dez novos respiradores, assim como o Hospital Santa Isabel. Os aparelhos, que possibilitarão dez novos leitos de UTI, ainda estão sendo instalados.
“O Hospital Santo Antônio é uma instituição filantrópica que zela e preza pela transparência para com a comunidade. Pedimos para a população que não dissemine as Fake News e que neste momento mantenha os cuidados necessários para o enfrentamento da pandemia, usando máscaras, evitando aglomerações e higienizando as mãos com frequência”, finaliza a nota.
Confira a nota na íntegra:
O Hospital Santo Antônio vem a público esclarecer as informações que estão circulando em algumas redes sociais, sobre a situação que ocorre na UTI Geral em relação a não aceitar pacientes de outras cidades com Covid-19.
Somos um hospital referência em Urgência e Emergência para 14 cidades do Vale do Itajaí, tornando-se porta aberta via Pronto Socorro. Com isso é comum receber paciente de outras localidades. Em nenhum momento estaremos negando atendimento a esses pacientes do qual estão em situação vulnerável e necessitando de atendimento via UTI.
Nossa taxa de ocupação diária é repassada para a Prefeitura Municipal de Blumenau do qual diariamente repassa para a população os dados.
Entre ontem e hoje está ocorrendo a montagem e treinamento dos nossos 10 novos respiradores, sendo que nossos colaboradores estarão habilitados e capacitados para tratar os pacientes com total comprometimento e dedicação. Além de possuirmos uma equipe médica e assistencial completa para esses atendimentos. Além dos ventiladores as nossas UTIs contam com todos os medicamentos necessários para manter o tratamento do quadro clinico, dependendo da complexidade de cada paciente.
Em relação a medicação estamos nos adequando as normas em cumprimento à portaria nº 421 da Secretaria de Estado da Saúde, datada de 22 de junho do qual suspendeu a partir desta quinta-feira (dia 25) todos os procedimentos cirúrgicos eletivos de média e alta complexidade pelo SUS, convênios e particulares, que necessitem anestesia geral.
O Hospital Santo Antônio é uma instituição filantrópica que zela e preza pela transparência para com a comunidade. Pedimos para a população que não dissemine as Fake News e que neste momento mantenha os cuidados necessários para o enfrentamento da pandemia, usando máscaras, evitando aglomerações e higienizando as mãos com frequência.