Família alega que vítima de Covid-19 foi infectada durante internação

Blumenauense deu entrada no dia 18 de agosto, mas só foi testado para doença em setembro

No domingo, 13, Blumenau registrou o 143º óbito por Covid-19. De acordo com a informação divulgada pela prefeitura diariamente sobre os casos da doença, a vítima estava na UTI desde o dia 18 de agosto.

Entretanto, a família alega que a internação que ocorreu nesta data não teve relação com o coronavírus. Pedro Maçaneiro Junior, de 64 anos, foi levado ao Hospital Santa Isabel para realizar um exame, e acabou sendo hospitalizado por estar debilitado.

Ao ser admitido na enfermaria, Junior não apresentava sintomas do vírus. A família chegou a questionar o médico, mas ele teria descartado a possibilidade. O blumenauense apresentava problemas no estômago e deficiência de vitaminas há alguns anos.

“Ele foi internado para investigar um líquido no abdômen que ninguém sabia de onde vinha. Ele sofria com diarreia, dores abdominais e problemas de digestão. Por ter mais idade, era resistente a ir ao hospital e acabou piorando”, explica a nora Silvana Fernandes.

Com as complicações durante a estadia, Junior acabou indo para a Unidade de Tratamento Intensivo no dia 26 de agosto. Ele permaneceu na UTI até o dia 2 de setembro, quando foi para a Unidade Semi-Intensiva.

“Ele só podia receber visitas dos dois filhos, meu marido e meu cunhado. Após alguns dias ele começou a apresentar sintomas e realizaram o teste para Covid-19. Meu cunhado também fez o exame e ambos testaram positivo”, relata.

Antes mesmo do resultado, o idoso já havia realizado uma tomografia que mostrou alterações no pulmão. Porém, a família entende não é possível decretar como eles podem ter se infectado.

A Prefeitura de Blumenau foi contactada pela reportagem, mas afirmou que não se manifesta sobre casos específicos de Covid-19.

Hospital se manifesta

O Hospital Santa Isabel (HSI), de Blumenau, informa que o paciente deu entrada na unidade no dia 18/8 devido a complicações de comorbidades preexistentes. Conforme recomendação do Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, é procedimento padrão que pacientes que apresentem sinais e sintomas respiratórios sugestivos da Covid-19 sejam imediatamente submetidos às medidas de precauções (isolamento) respiratória e de contato, e submetido ao teste de RT-PCR para COVID-19.

Em caso positivo, ele permanece em precauções (isolamento), sendo acompanhado e recebendo tratamento e, em caso negativo e ausência de sintomas há mais de 72h pode ser suspenso as precauções (isolamento) e pode retornar ao setor de origem.

O HSI realiza, ainda, acompanhamento contínuo e aferição de temperatura de todos os funcionários antes de iniciar sua jornada de trabalho, e caso manifeste sintomas, ele é encaminhado para avaliação médica na medicina do trabalho e realiza o teste RT-PCR COVID19, ficando afastado das suas atividades até o resultado. O Hospital Santa Isabel lamenta o falecimento em questão.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo