Família de Antonella não sabe quando vai receber remédio do governo estadual
Menina de 11 meses sobre com doença grave
Apesar de ter conseguido liminar favorável na Justiça, a família de Antonella Garcia da Cunha Moro, de 11 meses, não sabe quando o governo estadual vai fornecer as primeiras doses do medicamento para combater a Amiotrofia Muscular Espinhal (AME).
Segundo familiares, a decisão judicial garante o medicamento, mas até a tarde desta quinta-feira, dia 2, o governo estadual ainda não tinha se pronunciado sobre a data ou trâmites do fornecimento do remédio Spinraza.
Na decisão emitida no dia 26 de abril, a Justiça determinou que o dinheiro arrecadado até pela campanha (R$ 889.618,46) nas redes sociais seja aplicado na compra do medicamento. Para as quatro doses, seriam necessários cerca de R$ 1,3 milhão. O estado completaria o valor. A vaquinha online foi suspensa.
Enquanto aguarda a medicação, Antonella está internada no Hospital Santo Antonio, em Blumenau. Ela passou por uma cirurgia na quarta-feira, dia 1º de maio. A operação foi para a colocação de uma sonda que vai ajudar na alimentação da menina. Segundo a família, o estado de saúde dela é estável.
A criança foi diagnosticada com AME em março. A doença afeta os neurônios motores. Na mês passado, o Ministério da Saúde informou que vai passar a fornecer os medicamentos para pacientes como Antonella. Porém, o procedimento só deve estar normalizado dentro de seis meses, tempo que a menina não pode esperar.