Família de Blumenau pede ajuda para salvar vida do filho com síndrome rara

Iago foi diagnosticado com síndrome rara e depende da operação

O pequeno Iago Machado, de 11 anos, foi diagnosticado com uma doença rara no fim de 2022. As dores de cabeça que o blumenauense sente há cerca de 7 meses são causadas pela Síndrome de Arnold-Chiari. A malformação do crânio gera pressão no cérebro dele e pode prejudicar até a medula.

Dentre os problemas causados pela doença estão a dificuldade de equilíbrio, perda da coordenação motora e problemas visuais. Caso não seja resolvida, a síndrome pode levar à morte. Por conta disso, a família tem pressa para operar Iago.

Arquivo pessoal

“Nós resolvemos levar ele no médico porque ele chegava a chorar de tanta dor. O oftalmologista passou um óculos e melhorou por um mês, mas ele logo voltou a acordar e madrugada chorando. Foi então que levamos ao neurologista”, explica o pai, Danilo.

O diagnóstico veio após uma ressonância da cabeça do menino. A família conseguiu encontrar um médico na cidade que realiza a cirurgia de descompressão do cérebro, mas o orçamento ficou em torno de R$ 42 mil. Pelo SUS, a operação não estaria disponível na cidade.

A família preferiu manter todas as doações no site Vakinha, para que todos tenham acesso às contribuições. Iago também tem o crescimento prejudicado, o que pode ter sido causado pela síndrome. Após a cirurgia, a família iá procurar um endocrinologista para investigar a condição.

Leia também:

1. EXCLUSIVO – A pedido do Ministério Público, Polícia Civil investiga Samae em Blumenau
2. VÍDEO – Formanda surda faz discurso inédito em Libras na colação de grau da Furb
3. Identificado homem assassinado em Blumenau; namorada adolescente e grávida assistiu execução
4. VÍDEO – Jota Quest recebe fã que luta contra o câncer na Sommerfest Blumenau
5. Após recorrer, homem que teria furtado troco solidário perde novo processo contra O Município Blumenau


– Assista agora:
André Espezim comenta sobre carreira, política e próximos projetos

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo