Famosos no TikTok: conheça blumenauenses que somam centenas de milhares de seguidores na rede social

Humor, maternidade, astronomia e crimes são apenas alguns dos temas que bombam na rede social

Infiltrando-se em cada vez mais públicos diferentes, o TikTok já é a oitava rede social mais utilizada no Brasil. O Relatório Digital 2021 da agência We Are Social apenas comprova o que já é evidente para quem não desgruda do celular: o aplicativo de vídeos se tornou uma nova forma de entretenimento.

Para os produtores de conteúdo, o TikTok se mostrou uma forma mais fácil e rápida de crescer e unir seguidores do que outras plataformas. Não à toa, uma grande parcela deles migrou para o aplicativo e investiu nele.

Há menos de três meses na plataforma, Joceane Dalabona já conquistou mais de 140 mil seguidores no TikTok. Boladona, como ficou conhecida, toca o projeto Ovelha Sideral. A jovem de 24 anos fala para um público específico: pessoas interessadas em astronomia e ciência.

A timboense também está no YouTube e no Instagram, mas em nenhum o sucesso é tão rápido quanto no aplicativo. “Diferente de outras plataformas, o TikTok entrega bastante o conteúdo. Com isso acabou desbancado as outras, por isso o Instagram correu atrás e lançou o reels”, comenta.

O público dela abrange desde crianças até adultos interessados no espaço. Até mesmo professores aproveitam o conteúdo para trazer a cosmologia com uma explicação mais simples e acessível para os alunos.

@ovelhasideralcollab com @malujunco ##astronomianotiktok ##buraconegro ##buracosnegros ##sistemasolar ##astronomiaeciencia ##espacosideral♬ som original – Sou a Boladona

Boladona conta que mesmo sem formação acadêmica, sua paixão pelo tema trouxe muito aprendizado a partir de estudos. Atualmente ela trabalha com a produção de conteúdo e mantém uma loja de produtos envolvendo o tema, como quadros de planetas e canecas com naves espaciais.

“No TikTok é importante você prender a atenção da pessoas nos primeiros 3 segundos, precisa saber abordar a pessoa pra convencer ela a ficar ali e assistir o seu vídeo. Quando você consegue isso, o TikTok te recompensa com um alcance muito grande”. explica.

O plano pós-pandemia da Ovelha Sideral é levar os aprendizados para salas de aula de todo o Brasil. Boladona também está desenvolvendo um jogo de cartas para que pais possam aprender com os filhos e levar a ciência para dentro das famílias.

Crimes e mistérios 

O projeto Colecionador de Ossos, que já foi tema de reportagem após fazer sucesso em pouco tempo, já acumula 1,4 milhões de seguidores na plataforma. Bryan Emmendörfer e sua namorada, Carolina Russi, começaram a produzir conteúdo para se reinventar durante a pandemia.

Fotógrafo e produtor de vídeos, Bryan acabou ficando sem trabalho e resolveu aproveitar o estúdio de vídeo profissional que já tinha em casa para criar seu próprio conteúdo. No TikTok e no canal de YouTube, que já conta com quase 140 mil inscritos, eles falam sobre crimes, mistérios, jogos e curiosidades.

“O TikTok era uma plataforma que usávamos para passar o tempo e resolvemos começar a criar vídeos lá para ver no que dava”, conta Bryan. O canal do YouTube nasceu junto, para tornar o projeto rentável, e em nove meses já superou 6 milhões de visualizações.

TikTok/Reprodução

Apesar de o TikTok não ser a prioridade do casal, eles relatam que foi muito importante para conectar eles com mais amigos, criadores e espectadores. “Eles dizem que o formato apresentado serve de inspiração já que fui um dos primeiros da plataforma a começar com o estilo”, conta Bryan.

Maternidade e família

Aos 20 anos, a jovem blumenauense Julha Maier fez sucesso na internet compartilhando sua experiência como mãe do pequeno Renan. Em janeiro deste ano, ela abriu mão do emprego formal para se dedicar somente à produção de conteúdo.

Assim como a maioria, ela entrou para o TikTok no início da pandemia apenas por curiosidade. Mas quando percebeu que os vídeos estavam viralizando, investiu mais na plataforma e hoje ultrapassa os 318 mil seguidores. Um deles foi tão longe que virou até reportagem nacional:

@julhamaiera maternidade as vezes te exalta e as vezes te humilha ##maternidade ##fypシ♬ som original – JU MAIER

“O primeiro vídeo falando sobre minha gravidez e maternidade na adolescência bateu 2 milhões de visualizações em um dia. Foi uma loucura! Desde então nunca mais larguei o aplicativo”, lembra Ju.

Para ela, o principal benefício do TikTok é o algoritmo, que facilita que os vídeos façam sucesso. O problema, segundo a jovem, é que como o conteúdo chega para pessoas que não te seguem, desconhecidos se sentem livres para criticarem. “Mas isso eu já aprendi a filtrar bem mais do que absorver”, ressalta.

Como ela sempre sonhou em trabalhar com internet, fica muito feliz em poder compartilhar a vida real com as seguidoras. Quase todas, conta Ju, são mulheres que têm filhos ou planejam ter. “E em grande maioria jovens. Acho uma loucura e amo”, brinca.

O vídeo dela mostrando um novo iogurte com personagens do desenho animado Patrulha Canina ultrapassou os 3,7 milhões de visualizações e levou várias mães a procurarem o produto nos supermercados.

@julhamaier##fypシ♬ som original – JU MAIER

Humor do interior

Com apenas 18 anos, o timboense Lucas Daniel Oss-Emer viralizou na internet com um vídeo brincando com os estereótipos dos moradores de cidades pequenas. Com o sotaque típico da região, ele já acumula mais de 355 mil seguidores no TikTok.

@qlucaxjá que pediram a parte 2️⃣♬ som original – lucas oss

Lucas não segue uma temática específica, foca apenas na espontaneidade. Como também gosta de cantar e compor músicas, ele aproveita a visibilidade para divulgar a paixão. O plano a longo prazo, segundo ele, é ter seguidores suficientes antes de lançar composições originais.

“Eu não ganho nada pelo que faço. Produzo vídeos no meu tempo livre, quando não estou no trabalho. Por isso alguns são feitos inclusive dentro do carro. Nunca imaginei a repercussão que teria. Sempre fui meio artístico, então o reconhecimento me deixou feliz”, conta o jovem.

Governo estadual entrou na onda

Desde o início de agosto, o governo estadual de Santa Catarina também produz conteúdo para o TikTok. A proposta é dialogar com o público jovem sobre assuntos de interesse público. Por enquanto, a página só acumula pouco mais de 100 seguidores.

Reprodução

De acordo com João Cavallazzi, secretário executivo de Comunicação, o objetivo do governo é usar a plataforma para levar informações relevantes, prestação de serviços e utilidade pública.


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