Judiciário investe R$ 14 milhões na reforma do Fórum de Blumenau
Obra inclui instalação de portas giratórias com detectores de metais, troca do telhado e cobertura para 42 veículos
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rodrigo Collaço, assina nesta quinta-feira, 25, às 13h, a ordem de serviço para a reforma do Fórum de Blumenau. As obras incluem a troca do telhado, a cobertura do estacionamento e a instalação de portas giratórias com detectores de metais no acesso principal.
Serão feitas adequações para a acessibilidade, modernização de revestimento, acabamentos e reurbanização da área externa, o que inclui jardim, bancos e um bicicletário. O investimento total será de quase R$ 14 milhões e o trabalho deve durar mais de três anos.
O edifício com 10,1 mil metros quadrados possui quatro andares e um acervo de aproximadamente 100 mil processos físicos e digitais, distribuídos em 13 varas. O espaço ainda é compartilhado com o Ministério Público de Santa Catarina.
A última reforma do Fórum foi a dos espaços internos e a cobertura do Salão do Júri, concluída em 2015. Segundo o Judiciário, ela será integralmente aproveitada na nova reforma.
Detectores de metais
Antes da instalação de portas giratórias na entrada do prédio, o Fórum da Comarca de Blumenau deve ganhar scanners para revistas de pessoas e também de pequenos volumes, como bolsas e mochilas.
A compra dos equipamentos foi anunciada pelo Tribunal de Justiça na semana passada e a instalação deve ser concluída em até 60 dias. O objetivo é controlar o fluxo de pessoas no interior do prédio e dar mais segurança às atividades do Judiciário em Blumenau.