A Festa Nacional do Marreco, que teve a sua história eternizada no documentário “Fenarreco – a história mais gostosa do Brasil”, no final de 2022, agora tem sua trajetória retratada no fotolivro “Fenarreco – 35 anos”.

A obra será apresentada ao público durante o lançamento da 36ª edição do evento, que será realizado para convidados na segunda-feira, 11, no Clube Caça e Tiro Araújo Brusque.

Obra “Fenarreco – 35 anos” será apresentada durante o lançamento da edição 2023 da Festa Mais Gostosa do Brasil, na segunda-feira, 11. Divulgação

Para a jornalista e produtora audiovisual Denise Serafini, que dirigiu o documentário e organizou o fotolivro, a obra promete ao leitor uma viagem no tempo muito saborosa e cheia de memórias, que construíram o legado da festa mais gostosa do Brasil.

“Temos imagens da primeira edição da Fenarreco até a última, realizada em 2022, com textos e legendas para contextualizar a narrativa construída e registrada no documentário e agora também em um livro físico, com mais de 100 páginas”, ressalta.

Para a autora, o livro é acessível para todos, possibilitando que adultos e crianças possam sentir o prazer de folhear um livro com fotografias da festa, que começou bem antes de muitos terem nascido ou que faz parte da infância de muitas pessoas.

“Serão distribuídos 700 exemplares gratuitamente para os apoiadores do projeto, imprensa, fontes, universidades, colégios particulares, hotéis e equipamentos turísticos, arquivos históricos e Poder Público – especialmente para a Biblioteca Municipal, para que todo cidadão tenha acesso e para a Secretaria de Educação, para que seja feita a distribuição para todas as escolas do município”, conta Denise.

Obra “Fenarreco – 35 anos” será apresentada durante o lançamento da edição 2023 da Festa Mais Gostosa do Brasil, na segunda-feira, 11. Divulgação

De acordo com ela, no evento de lançamento da Fenarreco 2023 e do fotolivro, serão entregues exemplares para alguns convidados, simbolizando a conclusão do projeto e a entrega da obra para toda a comunidade de Brusque.

“Também estamos conversando com a organização da festa sobre a viabilidade de exibição do documentário durante a Fenarreco deste ano, bem como novas exibições no Cine Gracher”, revela.

A obra

O fotolivro “Fenarreco – 35 anos” foi viabilizado com recursos do Ministério da Cultura, a partir do mecanismo da Lei de Incentivo à Cultura que permite às empresas a opção de aplicação de parte do imposto devido em projetos culturais locais.

As empresas apoiadoras do livro foram: Pemgir Malhas, Havan, HJ Tinturaria e Soluções Têxteis e Supermercados Archer.

Com produção executiva da Prime Filmes, a obra contou com pesquisa realizada por Ademir Moraes, Caroline Hilbert, Saulo Adami e pela própria organizadora Denise Serafini. A revisão geral ficou a cargo de Cristina Sapata e Darlan Serafini, enquanto a revisão textual é assinada por Carlos Roberto Praxedes dos Santos e o projeto gráfico por Diego Bernardi.

As fontes que participaram do documentário e também serviram de base para o fotolivro são: o turismólogo Ademir Moraes, a rainha Fenarreco em 1990 Eliani Forbici, a 1ª rainha da festa leda Hartke, a costureira Marlene Petruschky, o ex-ecônomo do Clube Caça e Tiro Araújo Brusque Oscar Campi, o sociólogo Reinaldo Cordeiro, o integrante da COMUTUR  Rolf Kaestner, o historiador Saulo Adami, a rainha de 2022 Thuany Kroetz, a organizadora dos desfiles Lilian Ribeiro, a rainha de 2010 Maiara Kruscinski Hausmann, o ex-comandante da Polícia Militar Marlon Jorge Teza, o integrante da COMUTUR Valdir Rubens Walendowsky e a rainha mirim de 2022 Yasmim Lopes.

“É um livro que pretende deixar um registro histórico para as futuras gerações. Ele resgata a história da Fenarreco desde o início da festa, com curiosidades e imagens que estavam no acervo do Poder Público e das pessoas que contribuíram com a obra. Ao longo das páginas a história da festa é contada de forma ilustrativa e não com a pretensão de trazer todos os detalhes históricos, como retratado no documentário. Sabemos que o livro é algo que permanece”, conclui Denise, que há mais de 20 anos também atua como professora universitária e já escreveu outras obras na área da comunicação.

O documentário

Lançado no dia 30 de novembro de 2022, no Cine Gracher do Shopping Gracher, o documentário “Fenarreco – a história mais gostosa do Brasil” foi produzido pela empresa brusquense Prime Filmes, com direção de Denise Serafini.

O audiovisual traz depoimentos e momentos marcantes dos 35 anos de festa, contados por quem os vivenciou, destacando principalmente os primeiros anos, até chegar nas edições atuais. O documentário está disponível ao público no Instagram.