FOTOS – Conheça os 10 pratos do menu do 3º Festival Gastronômico de Indaial

Evento acontece em maio

Para promover uma jornada gastronômica, o Festival Gastronômico de Indaial terá 10 menus que representam a herança deixada pelos pioneiros da região. Os pratos, feitos com ingredientes locais, têm inspirações diversas e marcam os 90 anos de emancipação do município.

Todas as receitas foram criadas exclusivamente para o evento, que será realizado entre 3 e 5 de maio, na Alameda Gastronômica, um espaço especialmente montado no Parque Municipal Jorge Hardt.

Com entrada gratuita, a 3ª edição manterá o modelo “Alameda Gastronômica” com todos os estabelecimentos participantes em um mesmo ambiente e que no ano passado reuniu mais de 7 mil pessoas.

Todos os pratos são elaborados com recheios e sabores diferenciados, exclusivos para o Festival Gastronômico de Indaial, e buscam conectar os moradores com as nove décadas da cidade, celebrando sua história e tradição gastronômica.

Conheça os 10 menus do 3º Festival Gastronômico de Indaial:

Spätzle Festivo:

Spätzle ao molho rosé, linguiça Blumenau e bacon finalizado com queijo ralado.
Na região de Indaial, o spätzle é mais que uma massa; é uma herança cultural trazida pelos pioneiros alemães, que se enraizou nos hábitos alimentares das famílias locais.

Esta criação evoca sabores e aromas, que são como um abraço para a infância, assim como carrega o gostinho inconfundível da comida de vó, unindo a família ao redor de uma mesa, onde a boa comida é a verdadeira celebração.

Original Burger:

Burger feito com blend de carne suína e bovina com temperos naturais, pão de brioche, queijo provolone, picles agridoce com cebola roxa, alface-americana, tomate e maionese da casa.

Feito com produtos da cidade, incluindo as hortaliças cultivadas no estabelecimento, o prato proporciona uma mescla de sabores, que em cada mordida ressoa às memórias afetivas do público. Este hambúrguer é mais do que um prato, é um elo que conecta os moradores de Indaial com os 90 anos de tradição do município.

Marreco à Moda de Indaial:

Marreco desossado ao molho roti com füllung (recheio de miúdos de marreco temperados) servido com farofa crocante de banana com bacon e repolho roxo agridoce.
O menu destaca um dos mais renomados ingredientes da cidade: o marreco.

Combinado com repolho roxo e banana, produtos em abundância na região, este prato apresenta um profundo senso de nostalgia. Na versão exclusiva traz molho roti, farofa crocante de banana e bacon e um agridoce de repolho roxo. Além de celebrar os 90 anos de Indaial, também perpetua as tradições gastronômicas da região.

Pato na Canoa:

Massa de fermentação natural, pato cozido e desfiado, creme de ricota e repolho roxo, finalizados com raspas de laranja e azeite aromatizado de laranja. Orgulhosamente criada em Indaial, a maior exportadora de pato do planeta, este prato presta homenagem à rica produção como uma verdadeira obra de arte gastronômica.

O diálogo dos sabores adiciona ainda mais harmonia à receita. Combinação única que celebra a tradição e o sabor dos 90 anos de Indaial, perpetuando as origens locais.

Combo Jamal:

Combo contendo uma esfiha de aipim com galinha, requeijão catupiry e queijo muçarela e uma esfiha de banana com creme de caramelo finalizada com chantilly de café.
A esfiha se transforma em uma tela, onde se pinta a tradição do aipim com galinha.

Em uma releitura de seu próprio menu, surge a esfiha com esses dois ingredientes, que destacam a herança gastronômica da região. No combo vem ainda a receita com banana e cobertura de creme de caramelo com chantilly de café, uma sofisticação que não esquece as raízes. Tudo planejado para aguçar o gostinho da infância e resgatar as memórias afetivas.

Batata Recheada Especial:

Batata recheada especial composta por um delicioso molho de palmito, requeijão e queijos muçarela e provolone, incluindo panceta e farofa de linguiça Blumenau. Se tem algo que o morador de Indaial ama é batata recheada.

E esta receita que celebra os 90 anos de Indaial reforça a paixão pelo prato. Marcado por ingredientes regionais que combinados exercem um fascínio no público, traz a sensação de confraternização familiar, além de manter viva a tradição, convidando os moradores a uma viagem gastronômica pelos sabores de sua terra natal.

Gnocchi Netho:

Massa caseira de batatas inglesa e doce com molho de nata e limão-siciliano, cubos de mignon, finalizado com bacon, alho-poró e tempero verde. A celebração dos 90 anos de Indaial é marcada por um menu que honra as raízes culinárias da cidade.

O gnocchi, feito com uma combinação única de batatas inglesa e doce, traz a sensação de aconchego característica das receitas da imigração italiana, que também deixou sua marca no desenvolvimento da região. Além disso, expressa a leveza e a explosão de sabores, que são verdadeiros patrimônios gastronômicos de Indaial.

Pastel com Bolinho:

Quatro minipastéis de massa caseira crocante com recheio de bolinho de carne suculento finalizado com temperos frescos. Acompanha vinagrete caseiro e tradicional maionese da casa. Inspirados nos pioneiros alemães, colonizadores de nossa cidade, apresentamos uma proposta desconstruída do tradicional Hackepeter, criando um pastel que transcende a forma tradicional, combinado com recheio de bolinho de carne.

É uma mistura que evoca o calor dos lanches familiares e a tradição das festas locais. Este prato é um convite para uma viagem gastronômica através dos tempos, celebrando a rica origem germânica que marca a história de nove décadas de Indaial.

Croquete Indaial:

Croquetes de mandioca com linguiça de Indaial empanados em farinha de milho (porção 6 unidades). Acompanha maionese de mostarda e maionese de vinagrete. Este prato resgata as raízes dos povos nativos.

Inspirado no prato maniok speck, é uma releitura feita com uma saborosa massa de mandioca misturada com linguiça de Indaial frita, em formato de croquete, e empanada em farinha de milho. A criação culinária ecoa os costumes preservados por quase um século, simbolizando a união do tubérculo utilizado na época dos povos primitivos com sabor defumado dos imigrantes, em um menu que evoca o aconchego da cozinha de família.

Tortei de La Nona:

Massa tradicional caseira, enrolada e recheada com abóbora cabotiá, coberta por cubos de carne suína ao molho caseiro com especiarias, salpicada com queijo parmesão. Esta receita se propõe a despertar memórias afetivas ao trazer uma massa artesanal com abóbora cabotiá harmonizada com queijo, molho e cubos de carne suína aromatizados com especiarias.

Carrega a essência das avós, numa adaptação de uma fórmula familiar para celebrar os 90 anos de Indaial. As técnicas modernas de gastronomia são empregadas sem perder o charme e o carinho reconfortante que deixam o coração mais quentinho.

Variedades de cervejas Belgard:

O café é um produto de muita expressividade local e ingrediente de uma das cervejas que a Belgard apresenta em destaque para o Festival, do tipo Amber Lager. A combinação inusitada harmoniza com o menu do evento e a tradição de Indaial, celebrando os 90 anos do município.

Programação cultural e atrações

Além da culinária, o evento terá shows e atividades culturais, como o Armazém do Festival, que oferecerá artesanato e estandes da área de gastronomia e negócios. Contará ainda com o Quintal Brincar do Sesc, uma área infantil gratuita.

A 3ª edição do Festival Gastronômico de Indaial é uma realização da Associação de Turismo de Indaial (Turind) e Prefeitura de Indaial, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo, com consultoria técnica do Sebrae SC e patrocínio de Segalas e Benke.

Os menus foram aprimorados com o apoio do Sebrae SC, que proporcionou treinamentos para os estabelecimentos participantes, garantindo pratos de qualidade e autenticidade.

“A curadoria visa valorizar os ingredientes regionais e garantir que os pratos estejam alinhados ao tema do Festival Gastronômico de Indaial, com criações inéditas ou releituras de receitas tradicionais, avaliando sabor, criatividade, textura e apresentação”, explica a consultora de planejamento e gestão do Sebrae, Tamara Legarrea.

O Coordenador de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo, Matusalém Barcelos Machado, relembra que, além da gastronomia e história regional, o evento também se torna um propulsor para o turismo.

“É uma iniciativa que vai muito além da cultura gastronômica, mas atrai olhares e estimula novos visitantes, assim como o desenvolvimento econômico”, acrescenta.

Leia também:

1. Trimania Vale: duas apostas de Blumenau levam prêmio principal
2. Saiba tudo sobre a Festa do Divino de Blumenau
3. Identificado idoso encontrado baleado e morto em Blumenau
4. Conheça o estudante blumenauense que criou a trend do “tweet físico”, sucesso nas redes sociais do Brasil inteiro
5. Inquérito sobre uso de estrutura da Prefeitura de Blumenau para marketing de prefeito e vice durante eleições é arquivado após acordo


Veja agora mesmo!

Conheça os sabores especiais da Don Degan Pizzaria em Blumenau:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo