Saúde à Mesa

Formada em Nutrição pela Furb, Vanessa de Souza atende em Blumenau e publica semanalmente sobre saúde e boa alimentação.

Afinal, fruta engorda? Nutricionista explica polêmica

Precisamos falar sobre esse tema “polêmico” de uma vez por todas. Essa ideia surgiu com algumas dietas baixas em carboidratos, que falavam que alimentos ricos nesse nutriente seriam engordativos, e que dificultariam a perda de peso. E isso não é bem verdade.

Existem dois fatores que influenciam muito no sucesso de uma dieta: o valor nutricional do alimento e seu valor calórico, sendo esse último o de maior peso na equação. Ou seja, o que mais influencia é a caloria do alimento, e não só sua composição. Não adianta cortar todo carboidrato e extrapolar as calorias na forma de gordura ou proteína, você engorda da mesma forma. Sem contar que o carboidrato tem a mesma quantidade calórica que a proteína (1g = 4kcal).

Mas então, de onde surgiu essa questão de a fruta engordar? Primeiro por ela ser um alimento rico em carboidratos, que seguiria o que falei no primeiro parágrafo. Segundo por ela ser fonte de frutose, um tipo de açúcar que tem um fama um pouco ruim. Isso porque a frutose tem uma metabolização diferente pelo organismo do que os outros açúcares, e acaba sendo absorvida e transformada em gordura mais facilmente. Porém, isso só acontece se você consumir em excesso, e uma banana está bem longe de ser excesso.

Na verdade, é bem difícil você consumir frutose em excesso através de frutas. E se for esse o caso, elas ainda não vão ser de todo ruim, pois você estará consumindo todos os nutrientes perfeitos que acompanham as frutas, e que auxiliam no funcionamento e equilíbrio do organismo como um todo.

O que acontece é que alimentos industrializados e adoçados são ricos em frutose de milho, um xarope extraído do milho e super concentrado em açúcar, utilizado para adoçar produtos. Por ser um açúcar barato e muito doce, é perfeito para a indústria. E esse xarope sim, por ser muito concentrado em frutose e não acompanhar os nutrientes e fibras das frutas, tem um alto potencial de te fazer ganhar peso quando consumido em excesso. Além de contribuir para o desequilíbrio da sua glicemia e insulina e favorecer o surgimento de outras doenças crônicas.

Vocês já viram que as perguntas são sempre direcionadas para algum alimento saudável, se faz mal comer muito ou se engorda? Mas dificilmente você vê alguém perguntando se refrigerante faz mal, se chocolate, hambúrguer, frituras e por aí vai… Claro que todo mundo já sabe que esses alimentos fazem mal, é obvio pela composição dele. Mas por que alguém perguntaria se uma fruta faz mal, mais de duas castanhas por dia, ovo, folhas verdes escuras? Além de olhar pras calorias e se é carboidrato ou não, precisamos prestar atenção nos nutrientes presentes nos alimentos, pois são eles que fazem o nosso organismo funcionar.

Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo