Gaeco deflagra operação em Blumenau e outras cidades contra organização criminosa suspeita de fraudar licitações

Outras cidades também foram alvos de operação

Na manhã desta quinta-feira, 28, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou a operação Fundraising, que visa desarticular organização criminosa suspeita de fraudar diversos processos licitatórios e movimentado mais de R$ 18 milhões em recursos públicos.

Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Blumenau, Florianópolis, Itajaí, Gravatal e Brasília. Na cidade, o fato não tem relação com a Prefeitura de Blumenau, e sim com empresários e pessoas envolvidas com a iniciativa privada.

A investigação, realizada pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), pelo Gaeco e pelo Grupo Especial Anticorrupção (Geac), apura práticas realizadas pela organização criminosa que, por meio de diversas empresas de fachada ou pessoas físicas utilizadas como “laranjas”, influenciavam e direcionavam a construção de editais de licitação encaminhando modelos para serem aplicados por instituições públicas.

Em foco, a captação de recursos juntos aos órgãos legislativos com sede em Brasília, com a elaboração e acompanhamento de projetos voltados para municípios catarinenses de pequeno porte. A investigação do MP-SC encontrou, além de indícios de fraudes licitatórias, indícios de contraprestação financeira a agentes públicos, visto que, por diversas vezes, as empresas contratadas não realizaram o serviço.

Dessa forma, a organização teria concorrido e vencido 308 certames, celebrando contratos com 146 municípios catarinenses, dos quais foram pagos, segundo a investigação, um montante superior a R$ 18 milhões. Os crimes investigados são organização criminosa, corrupção passiva, corrupção ativa e fraude em licitação.

Ao todo, são 16 mandados de busca e apreensão em Florianópolis, Itajaí, Blumenau, Gravatal e em Brasília.

MP-SC/Divulgação

Leia também:
1. Identificado trabalhador que morreu esmagado por caminhão no Alto Vale do Itajaí
2. Vizinhos chamam polícia após mulher ser agredida no Centro de Blumenau
3. Outdoor em Timbó parabeniza aniversário de cantor coreano de K-Pop e chama atenção nas redes sociais
4. VÍDEO – Bebê é “parado” por policiais enquanto dirigia carro de brinquedo no Sul de SC
5. Hospital de Gaspar tem nome utilizado para confecção de atestados falsos


Veja agora mesmo!

Clube de Caça e Tiro XV de Novembro nasceu das mãos dos moradores da rua Sarmento:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo