GALERIA – Veja como foi a sangria do barril e o primeiro dia da 38ª Oktoberfest Blumenau
Cerimônia de abertura ocorreu no Spaten Platz, no Parque Vila Germânica
Mesmo com a forte chuva que atinge o Vale do Itajaí, diversas pessoas prestigiaram a abertura da 38ª edição da Oktoberfest Blumenau, realizada na noite desta quarta-feira, 4. A cerimônia de abertura com o discurso de autoridades e a sangria do barril de chope foi realizada no setor 4, o Spaten Platz, no Parque Vila Germânica.
O evento teve a presença do governador Jorginho Mello, além do prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt, e outras autoridade, deputados e senador, além da realeza e do público em geral.
A organização espera mais de 600 mil pessoas passando pelos pavilhões do Parque Vila Germânica durante os 19 dias de festa. A 38ª edição da Oktoberfest Blumenau acontecerá até o dia 22 de outubro, quando será realizada a escolha da realeza para a 39ª edição da festa.
A cerimônia também teve o cortejo dos monges cervejeiros, que entregaram o caneco oficial para o homenageado da noite, o empresário Lucas Pereira Santiago, que é diretor comercial do Grupo Varejista Pereira, proprietária do Fort Atacadista.
Importância da Oktoberfest
O prefeito Mário lamentou as chuvas que atingem Blumenau e região. Ele recordou que a Oktoberfest surgiu após um período de enchentes e semelhante ao passado, ele acredita que a festa neste ano servirá de inspiração para mostrar como o povo blumenauense consegue se reerguer. Ele também destacou que a Oktoberfest Blumenau foi oficialmente reconhecida como a segunda maior do mundo pela Oktoberfest de Munique.
Já o governador Jorginho Mello destacou que a Oktoberfest é uma festa da família, que recebe catarinenses, brasileiros e pessoas de todo o mundo. “Eu tenho muito orgulho de ser governador e estar aqui compartilhando esse momento. Viva Blumenau e viva Oktoberfest”, celebrou.
O secretário de Turismo e presidente da Vila Germânica, Marcelo Greuel, comemorou a abertura da 38ª edição da Oktoberfest. Segundo ele, o público pode esperar uma grande festa. “Nos preparamos o ano inteiro para poder entregar o melhor de Blumenau e da cultura germânica e acho que conseguimos entregar. Ainda temos 19 dias pela frente e vai ser uma grande festa. Aqueles que participarem terão uma grande experiência tanto na gastronomia quanto na cultura”, destaca.
Em respeito às famílias atingidas pelas chuvas que ocorrem na região, o tradicional brinde após a sangria do barril não foi realizado neste ano. Após a cerimônia de abertura, a banda Velhos Camaradas se apresentou no pavilhão 4 e animou o público presente. Confira a programação completa para os próximos dias de festa.
Desfile adiado
O desfile de abertura da Oktoberfest Blumenau, que aconteceria nesta quarta-feira, 4, foi adiado em virtude das chuvas que atingem a cidade e região. O desfile acontecerá nesta quinta-feira, 5, às 19h, na rua XV de Novembro.
Em nota, a prefeitura, por meio da Defesa Civil, informou que segue monitorando e, se for necessário, a realização do desfile será avaliada novamente.
Leia também:
1. Nível do rio Itajaí-Açu chega a 6 metros e Blumenau fica em alerta
2. Confira lista de cuidados a se tomar com as chuvas em Blumenau e região
3. Quais ruas de Blumenau podem ser afetadas se previsão de 8 metros de nível do rio for confirmada
4. VÍDEO – Blumenau e Gaspar registram pontos de alagamento e de deslizamento após fortes chuvas
5. Desfile de abertura da Oktoberfest Blumenau é adiado por conta das chuvas
Veja agora mesmo!
Clube Blumenauense de Caça e Tiro mantém vivo o tiro olímpico na cidade: