GALERIA – Veja como foi a volta oficial do Fitub nessa quinta-feira

Confira fotos exclusivas do espetáculo de abertura e das apresentações da Ação Teatro e Escola

GALERIA – Veja como foi a volta oficial do Fitub nessa quinta-feira

Confira fotos exclusivas do espetáculo de abertura e das apresentações da Ação Teatro e Escola

Redação O Município Blumenau

O Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (Fitub) retornou aos palcos e espaços culturais de Blumenau nessa quinta-feira, 7, após três anos sem acontecer presencialmente.

A 33ª edição do Fitub, que é um dos maiores festivais teatrais da América Latina, conta com toda sua programação gratuita, que acontece até domingo, 10, com apresentações que podem ser assistidas presencialmente e on-line.

Primeira noite de Fitub

Espetáculo de abertura

Das Alturas de Mim Mesmo, da Cia Oruã de Campinas, foi o espetáculo de abertura desta edição do Festival. A apresentação ocorreu no Grande Auditório Heinz Geyer, do Teatro Carlos Gomes.

O ator Mauro Braga conquistou o público com músicas autorais tocadas num violoncelo e danças em cima de uma bola de equilíbrio. Em determinado momento, ele fez a acústica do auditório ser tomada por um coro do público, que o acompanhou em uma das canções da encenação.

Confira imagens exclusivas

Discursos

Antes do espetáculo, o cerimonial de abertura contou com a reitora da Universidade de Blumenau, Marcia Cristina Sardá Espindola, discursando pela primeira vez em uma edição presencial do Fitub.

Marcia foi aplaudida ao citar a derrubada dos vetos presidenciais às leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, pelo Congresso Nacional nesta semana, permitindo assim que o setor cultural brasileiro possa receber recursos federais para o fomento de ações e produtos.

O Coordenador do Fitub Fabio Hostert também discursou e destacou a retomada cultural, apesar das adversidades que se intensificaram no período pandêmico.

“Num ano de retomadas e mudanças, inclusive de gestores de algumas das esferas, reforço para todos a necessidade de manutenção do Fitub, que junto das ações da área da saúde da universidade, é um dos projetos de extensão da Furb que mais se conecta com a comunidade, promovendo o acesso a formações, permite os encontros e a poesia da arte teatral. O Fitub precisa de vocês”, ressalta Fábio.

Homenagem à Leide Regina de Liz

No cerimonial e nos discursos, houve homenagem à Chefe da Divisão de Cultura da Furb Leide Regina de Liz, falecida em 2020. Leide atuou por 35 anos na Furb, sendo grande parte deles à frente da Divisão de Cultura da Universidade, com atuações diretas no Fitub.

“Leide, sua presença e sua intensa luta pela cultura e pelo Fitub são sentidas em nossa pele” discursou o coordenador Fábio Hostert. “Leide, receba toda a energia deste momento e saiba que será lembrada, seu legado é eterno em nossos corações” finalizou a reitora Marcia Cristina Sardá Espindola.

Ação Teatro e Escola

A programação do 33º Fitub começou oficialmente nessa quinta-feira,7, no entanto, crianças e adolescentes de alguns dos centros de educação infantil e escolas da cidade estão prestigiando espetáculos da Ação Teatro e Escola desde o dia 1º de julho.

As apresentações ocorrem em escolas e também no Centro Cultural 25 de julho. A programação vai até o dia 10 de julho e pode ser conferida no site.

Confira fotos exclusivas

Agenda do fim de semana

Sexta-feira

A programação de sexta-feira, 8, segue com 5 espetáculos e um show.

O primeiro da agenda é o espetáculo convidado CaÊ, do Grupo Karma de Itajaí, com apresentação às 14h30. Às 17h, o selecionado Matemática Curva, será apresentado no formato de Mostra de Vídeo. Logo depois, vindo da Argentina, o espetáculo Las De Santis sobe ao palco às 19h. De Minas Gerais, o espetáculo selecionado Gold será às 20h30. Tremores: sobre a luz dos vaga-lumes, é o espetáculo selecionado, vindo de São Paulo, que será apresentado às 22h. No final da noite, às 22h30 a atração musical será Lado C Bailinho de Vinil.

Sábado

No sábado, 9, a Praça do Teatro Carlos Gomes recebe a apresentação dos jovens estudantes Vozes e Visualidades. Tremores: sobre a luz dos vaga-lumes é o espetáculo selecionado, vindo de São Paulo fará reapresentação às 16h. Na Mostra de Vídeo será exibido às 17h, o espetáculo selecionado Cosmoaaagooooooraaa, de Tiradentes. Às 19h, entra no palco o espetáculo selecionado Poeira, de Florianópolis. Substituindo o espetáculo Ardor Amor de Piauí, às 20h30 será realizada apresentação especial do Coro da Furb, seguido do Cabaré do Fitub, que reunirá artistas para apresentações de números, cenas, esquetes, música e interações. Às 22 horas, o público poderá prestigiar o show musical de samba com a Família Oliveira.

Domingo

Domingo, 10, o último dia do 33º Fitub, ganha Piquenique com Arte e Diversidade, às 14h na praça do Teatro Carlos Gomes. O espetáculo convidado Papelê – uma aventura de papel, do grupo  catarinense Téspis sobe no palco às 16h30. Na Mostra de Vídeo, às 17h30, será transmitido o espetáculo selecionado mexicano Pequeños Episodios de Fascismo Cotidiano. Às 19h, tem espetáculo convidado Eles Não Usam Black-Tie e a performance de dança Fractal 00:22:22 será apresentada às 20h. Com o Cabaré do Fitub alterado de domingo para sábado, o show musical com a Banda Pororoca será antecipada para às 21h30.

Feirinha Fitub – Economia Solidária no Festival

O Centro Público Vitrine Ecosol, junto da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares trazem para o Fitub alguns dos seus expositores. A Feirinha está no Salão Centenário do Teatro Carlos Gomes, de 8 a 10 de julho, das 15h às 20h.

Leia também:

– FOTOS – Veja imagens desta manhã de sexta-feira do incêndio na fábrica da Mormaii em Blumenau
– Empresa de Blumenau é denunciada pela prefeitura por vender lotes sem autorização
– 27ª Festitalia começa nesta sexta-feira em Blumenau; evento ficou dois anos sem ser realizado
– De Zeppelin a churrascada: relembre acontecimentos históricos na rua das Palmeiras, em Joinville
– Encontro de colecionadores de miniaturas de carros é neste domingo em Brusque

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo