Galinha “adota” filhote órfão de aracuã no Zoobotânico de Brusque
Em menos de dois dias, pequena ave foi aceita pela nova mamãe
Um pequeno filhote órfão de aracuã foi adotado por uma galinha no Parque Zoobotânico de Brusque. A informação foi divulgada pela equipe do local nesta quarta-feira, 25.
Segundo a médica veterinária e responsável técnica do Zoo, Milene Pugliese Zapala, o filhote de aracuã-escamoso (Ortalis squamata) chegou no Zoobotânico no dia 26 de outubro.
O pequeno aracuã logo se apegou a equipe e passou a se alimentar apenas com uma pessoa por perto. Ela explica que isto ocorre devido ao “imprinting”, que é a ligação social gerada pelo animal reconhecer humanos como seus pais.
Contudo, antes de soltar uma ave, ou até mesmo unir ela com outras da mesma espécie que estão no zoo, é necessário aproximá-la de outra ave.
Então, no dia 30 de outubro o filhote foi aproximado de uma galinha choca. Em menos de dois dias ele foi aceito por ela.
Hoje, com um mês de vida, o filhote permanece com a mãe adotiva. Com ela, ele aprendeu a buscar alimento ciscando. Segundo Milene, a equipe agora evita o contato com o aracuã para que ele não seja domesticado.
Milena ressalta que a junção da galinha pode ser feita também com outras espécies de galliformes e anseriformes órfãos, mas que isto não é tão comum. “Depende muito da espécie. Como o aracuã e a galinha se alimentam de forma parecida, fizemos esta aproximação”.