Gaspar e Indaial registram alagamentos e deslizamentos nesta sexta-feira
Indaial está quase em situação de emergência
Devido às fortes chuvas que atingiram o Médio Vale do Itajaí nesta sexta-feira, 3, as cidades da região sofrem com pontos de alagamentos e deslizamentos de terra. A Defesa Civil de Indaial e de Gaspar registraram ocorrências durante a manhã e início da tarde desta sexta.
Ocorrências em Gaspar
De acordo com o último boletim da Defesa Civil, feito às 13h30, 26 ocorrências relacionadas às fortes chuvas foram registradas em Gaspar, sendo 11 alagamentos em via pública, três alagamentos em propriedade particular, dez ocorrências de deslizamento em via pública, três em propriedade particular e uma queda de árvore.
No momento, a Defesa Civil concentra os esforços em locais próximos a ribeirões, que estão transbordando.
Nível do rio e abrigo
O nível do Rio Itajaí-Açu está em situação de atenção, com 5,16 metros. Choveu cerca de 75 mm no município desde a noite de quinta-feira, 2. A projeção é que o nível do Rio atinja a marca de 5,30 metros, às 15h.
Por isso, um abrigo na Comunidade Santa Terezinha, na rua Barão do Rio Branco, próximo à padaria Nicoletti, já está aberto para receber a comunidade. Móveis também serão aceitos no local.
Aulas suspensas
As aulas nas Escolas Rudolfo Günther no Bairro Gaspar Alto e Ervino Venturi, no Santa Terezinha, estão com as atividades suspensas durante o período vespertino, por conta da dificuldade de acesso no local.
Situação em Indaial
A Defesa Civil de Indaial informou que há pontos de deslizamentos na rua Barão do Rio Branco, já sem acesso de carro no final dela, e na região do Espinho, Encano Alto, que se encontra em meia-pista. Devido à continuidade das chuvas, não é possível remover a terra, por haver risco de novas movimentações.
Somente nas últimas 24h choveu 99 mm em Indaial. Conforme a última atualização da Defesa Civil, às 14h, o nível do rio na cidade está em 5,32m, apresentando estado de alerta. Acima de 5,5m Indaial entra em estado de emergência.
Confira imagens de Indaial
Orientações da Defesa Civil
Devido ao solo encharcado, o risco de deslizamentos ainda é alto. Pessoas que residem próximas a encostas e áreas de risco devem ficar atentas a qualquer movimentação. Caso percebam algum movimento do solo, a orientação é ligar imediatamente para o número 199 e, em casos mais graves, sair de casa e procurar abrigo.
Em casos de alagamentos ou acúmulo de água em vias, é importante evitar o contato com as águas e não dirigir nessas áreas. Também evitem transitar em pontilhões e pontes submersas e tenham cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
As equipes da Prefeitura de Gaspar e da Defesa Civil permanecem de plantão pelo número 199 ou pelo WhatsApp (47) 99236-2147, realizando monitoramento das áreas de risco. A população pode acompanhar os alertas e informações por meio do site da Defesa Civil de Gaspar ou do aplicativo Alerta Gaspar, disponível para sistemas Android e iOS.
Veja agora mesmo!
Campeã sete vezes no chope em metro: a paixão de Tatiane Choinacki pela Oktoberfest Blumenau: