Governo de Santa Catarina descarta construção de hospital de campanha no Vale do Itajaí
Após pedido de informações da Câmara de Brusque, secretário interino de Estado da Casa Civil negou possibilidade
Após um pedido de informações da Câmara de Vereadores de Brusque, o secretário interino de Estado da Casa Civil, Juliano Batalha Chiodelli, negou a possibilidade da construção de um hospital de campanha no Vale do Itajaí. No início da pandemia, uma estrutura destas chegou a ser anunciada pelo governo do estado, mas descartada após série de críticas, principalmente envolvendo o valor da obra.
Segundo o ofício de resposta do secretário interino, “por ora, e sem afastar por completo tal modelo de enfrentamento, entende a Secretaria que a construção de hospitais de campanha não estão no planejamento do estado”.
Ainda de acordo com a resposta de Chiodelli, a Secretaria de Estado de Saúde mudou o modelo adotado para política de incremento de leitos hospitalares, acompanhando manifestação de sua consultoria jurídica. Além de o tema ser controverso, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou nota técnica na qual recomenda prudência da administração na escolha deste modelo de combate à pandemia.
O conselho destacou que a construção de hospitais de campanha, embora relevantes no enfrentamento da crise, não deixam um legado útil à sociedade. Esta foi uma das principais críticas quando do anúncio do hospital de campanha de Itajaí, uma vez que as próprias unidades de saúde da cidade e da região poderiam muito bem – se incrementadas com equipamentos e recursos pelo Estado – dar conta dos problemas da pandemia, o que seria mais rentável e ainda deixaria estruturas que ficariam para a sociedade no futuro.