Governo federal enviará seis aeronaves para apoio à Defesa Civil de Santa Catarina
Anúncio foi feito na noite deste sábado pelo ministro da Integração e Desenvolvimento Regional
O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, anunciou na noite deste sábado, 7, que o governo federal enviará seis aeronaves para apoiar a Defesa Civil de Santa Catarina no atendimento à população. Fortes chuvas atingem o estado nos últimos dias, causando o desalojamento de famílias, a elevação no nível dos rios e lagos e diversos estragos. Duas mortes foram registradas até o momento.
Góes também anuncia que há 1 mil pessoas colocadas de prontidão pelo Ministério da Defesa, para entrarem em ação assim que acionadas pelo Governo de Santa Catarina.
O Presidente @LulaOficial determinou e já estamos providenciando o envio de seis aeronaves para apoiar a Defesa Civil de Santa Catarina, para atender a população do Estado, atingido por chuvas intensas nos últimos dias.
— Waldez Góes (@waldezoficial) October 7, 2023
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil elaborou um decreto estadual para atender as demandas dos municípios mais afetados por conta das chuvas que atingem Santa Catarina desde a última quarta-feira, 4. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado e fica declarada situação anormal, provocada por desastre meteorológico e caracterizada como situação de emergência.
Ao todo, 82 municípios estão na lista, inclusive Blumenau, Indaial e Rio do Sul. O decreto 298, de 6 de outubro de 2023, foi publicado no DOE na noite dessa sexta-feira, 6, tem vigência de 180 dias.
Leia também:
1. Últimas notícias sobre as chuvas na região
2. AO VIVO – Veja imagens do rio Itajaí-Açu em Blumenau
3. Acompanhe em tempo real o volume de chuva por bairro de Blumenau
4. Cota de enchente em Blumenau: como consultar o nível de cada rua
5. Acompanhe em tempo real o nível do rio Itajaí-Açu em Blumenau
6. Qual nível o rio Itajaí-Açu transborda em Blumenau
7. Mapa interativo mostra pontos de alagamento em Blumenau
Veja agora mesmo!
Clube Blumenauense de Caça e Tiro mantém vivo o tiro olímpico na cidade: