Ação promove limpeza da Praia Brava em Itajaí neste sábado, 11
A Praia Brava, em Itajaí, é uma das mais belas de Santa Catarina. O mar aberto de águas claras é um dos atrativos que encanta moradores e turistas.
A Brava tem ondas fortes que atraem praticantes de esportes como o surf, além de belas paisagens e vegetação de restinga em toda a extensão da orla. É um verdadeiro recanto de belezas naturais que precisa ser preservado.
E é para incentivar essa consciência ambiental nas pessoas que no sábado, 11 de março, das 8h às 11h, ocorre a Ação Brava Limpa CN 2023.
O projeto tem o objetivo de recolher o lixo que é deixado na praia após a temporada de verão, período de maior movimento na Brava e conscientizar a comunidade para a importância de manter a praia limpa.
A ação é uma iniciativa da CN Empreendimentos e conta com apoio da equipe do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Eco Local Brasil, Laboratório Central, HubSC e a participação de dezenas de voluntários.
Consciência Ambiental
Esta será a 4ª edição da Ação Brava Limpa realizada pela CN Empreendimentos. No ano passado, a limpeza da praia reuniu cerca de 300 voluntários, juntos eles coletaram aproximadamente 128 quilos de lixo.
Entre os resíduos encontrados estavam: plástico, máscaras e bitucas de cigarros. O resultado foi tão positivo que a construtora recebeu certificação em três categorias no Programa Selo Social do município de Itajaí.
Uma estratégia para estimular o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). No caso da Ação Brava Limpa, o projeto foi reconhecido por atender os requisitos “água potável” e “saneamento e busca de cidades e comunidades sustentáveis”.
Contrapartida Social
Em 2023, a CN quer deixar um legado. E não fará isso sozinha. Uma parceria firmada com a Ong Eco Local Brasil possibilitará transformar o lixo em produtos que serão utilizados em obras e instalações da construtora ou doados.
“Todos os resíduos que coletarmos na ação serão transformados em outros produtos. Trabalhamos com a recuperação de resíduos plásticos e damos o destino correto para aqueles que não tem reciclagem. A gente já fez banco de praça, lixeira, brinquedo, raspador de parafina, quilha para pranchas de surf, e outros. A Ação Brava Limpa também terá essa contrapartida por meio da ONG”, explica o coordenador da Eco Local Brasil, Filipe Pedroso de Oliveira.
Confira a programação completa:
8h – Recepção dos voluntários
8h15 – Distribuição de brindes e Palestra do Instituto INIS e Eco Local Brasil sobre conscientização
9h – Saída para a limpeza em grupos acompanhados da equipe do INIS e Eco Local Brasil
10h – Retorno dos voluntários ao ponto inicial para triagem do lixo coletado