As vendas no comércio eletrônico cresceram substancialmente nos últimos anos. Exemplo disso é que em 2025 elas devem chegar a marca de 7,4 trilhões de dólares mundialmente.
Esses dados são da consultoria E-marketer. Uma projeção feita pela Global Payments Report, aponta que no Brasil, até 2025, as vendas do e-commerce devem crescer em até 95%.
Muito do que se considera como uma compra online pode ser visto como um mix entre uma loja virtual e física. Por isso, a jornada de compra do consumidor se tornou um processo mais complexo.
De acordo com Marcel Alessi Soccol, da DATAFRETE, atualmente o consumidor busca um produto na internet, experimenta em uma loja física, compara os preços nos mais diversos canais de venda e fecha a compra através de aplicativos que geram descontos, e por fim, retira o produto na loja física.
“Hoje, isso pode ser chamado de Phygital, ou seja, uma junção das experiências offline e o online. Esta palavra representa o comportamento cada vez mais multifacetado, tornando-se mais complexo segmentar somente online ou offiline”, explica.
Soccol ainda explica que a tendência de integrar o ambiente físico e virtual vem crescendo constantemente, visando gerar uma melhor experiência ao consumidor.
“Esta possibilidade de integrar lojas físicas, virtuais e compradores significa: implementar ferramentas de integração de estoque, de preços, de meios de pagamento, entre outras”.
Atualmente, segundo uma pesquisa recente da Dunnhumby, dois terços dos brasileiros fazem compras de empresas com estratégias omnichannel.
“No omnichannel não basta oferecer mais canais de compra. É preciso integrá-los”, alerta.
Frete de qualidade: desafios de atender o consumidor Phygital
Na busca de oferecer melhores serviços a um público cada vez mais exigente, muitas empresas buscaram criar estratégias de frete para seus mais diversos canais: e-commerce próprio, marketplace, loja física e outros.
Uma empresa de Blumenau, SC, viu seus negócios expandirem com soluções focadas para atender empresas que operam com o omnichannel.
A DATAFRETE é uma plataforma que unifica os processos de frete dos mais diversos canais, facilitando a gestão de frete e de indicadores. A plataforma permite que sejam criadas regras de frete específicas para cada canal de venda, acompanhando a estratégia de marketing da empresa.
Soccol conta que existem vários desafios para atrair e satisfazer o cliente final. “Podemos citar como exemplo a parte do frete, em garantir a chegada do produto no menor tempo possível e com preço acessível. Se não tiver uma boa gestão neste processo, dificilmente o sucesso desta etapa será alcançado”.