A FG Big Wheel proporcionou giros inesquecíveis e cheios de emoções, nesta quinta, 8 de dezembro, para quase 100 pessoas.
A maioria ainda não conhecia o atrativo turístico de Balneário Camboriú, que completou dois anos neste sábado, dia 10 de dezembro.
Crianças e Adultos de quatro instituições da região tiveram a oportunidade de estar nas alturas para celebrar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas, promovido anualmente pelo Sindepat – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas.
“Nós participamos com 19 pessoas e ficamos muito felizes. Muito deles não têm oportunidade de sair de casa, apenas ir à associação. Parabéns à roda gigante pela iniciativa de ajudar as pessoas com deficiência”, agradeceu Claudio João da Cruz, presidente da APDEFI, Associação dos Portadores de Deficiência Física de Itajaí e Região.
O dia tem como objetivo promover debates e reflexões acerca de pessoas com deficiências, conscientizando para a necessidade de oportunidades iguais a todos. A turma da ADVIR, Associação de Deficientes Visuais de Itajaí e Região, aproveitou o dia de sol para viver uma nova experiência. Edilene Moura de Souza Santos, estava emocionada com o passeio.
“No começo eu fiquei um pouco apreensiva, até com medo, mas depois que eu entrei foi maravilhoso, eu adorei”.
Magdiely Ramos Vieira ficou encantada com a vista de dentro da cabine. “Deu para ver a praia, o mar, toda o cenário de Balneário Camboriú do alto da roda gigante. Foi uma sensação incrível e eu vou compartilhar essa experiência com os meus pais para que eles possam se divertir também”, contou a jovem de 19 anos.
A FG Big Wheel também recebeu os alunos da APAE de Balneário Camboriú, e da Associação de Apoio às Famílias de Deficientes Físicos, de Camboriú. De acordo com o diretor administrativo da AFADEFI, todos estavam muito ansiosos pelo passeio. “A gente viu a felicidade das crianças, dos jovens, das famílias! Se não fosse o parque proporcionar isso, muitos não teriam condições de ir visitar a roda gigante. Foi uma experiência maravilhosa, agradecemos imensamente a todos, fomos muito bem recebidos”, contou Valdeci Matias. E a psicóloga da associação, Eliza Regina Gomes, completou. “Eles saíram tão felizes que já falaram que ano que vem querem voltar”.
Cenário deslumbrante a 82 metros de altura
O cadeirante Cleiton Freitas fez o passeio pela primeira vez e confessou que estava com um friozinho na barriga.
“Quando começou tive uma sensação magnífica com a vista deslumbrante da cidade de Balneário Camboriú. Uma estrutura fenomenal com hospitalidade e respeito dos funcionários superando qualquer expectativa. Eu sou muito grato de ter a oportunidade de participado deste projeto tão importante para a inclusão social em comemoração ao dia da pessoa com deficiência”, exaltou o paratleta da AFADEFI.
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data criada pela Organização das Nações Unidas, é celebrado dia 03 de dezembro e há 13 anos, o Sindepat une parques do Brasil em uma das suas principais ações sociais. A 12ª edição contou com a participação de mais de 20 empreendimentos pelo Brasil e teve apoio da Adibra, Associação Brasileira de Parques e Atrações, e da Apasg, Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha.
A estimativa é que tenham sido atendidas cerca de 15 mil pessoas com deficiência e acompanhantes.
“A cada ano, somamos mais parceiros, mais parques e atrações que abrem gratuitamente suas portas para receber esse público com uma programação muito especial”, diz a presidente executiva do Sindepat, Carolina Negri.
“Muitas crianças, jovens e adultos com deficiências têm a primeira oportunidade de visitar um parque ou atração turística por meio dessa ação, por isso nosso interesse é contar com cada vez mais participantes e celebramos muito ter a roda gigante de Balneário Camboriú entre eles”, completa.