Blumenau recebeu nesta terça-feira, 7, o primeiro encontro do MEI UP, programa do Sebrae/SC para que visa apoiar o microempreendedor individual que quer estruturar seu crescimento, passando para um novo porte de empresa.

Projeto MEI Up iniciou nesta terça-feira, 7, em Blumenau. Divulgação

A iniciativa é inédita na região e tem 35 empresários participantes, selecionados entre mais de 300 inscritos. Além de Blumenau, outra cidade do estado a implantar o projeto é Chapecó, onde o projeto piloto está em andamento.

Para Ionita Lunelli, gerente regional do Sebrae Vale, o programa é uma oportunidade para que os empresários recebam suporte gratuito e de qualidade para alcançar melhores resultados.

35 empresários foram selecionados entre mais de 300 inscritos. Divulgação

“Sabemos que o processo de mudança de porte no empreendedorismo requer tempo, planejamento, estruturação e acompanhamento para que o negócio siga escalonando em caminhos prósperos. O MEI UP é uma solução que agrega valor, pois traz informação e orientações práticas para essa evolução competitiva no mercado”, afirma.

O cronograma de ações, que segue com atividades até outubro deste ano, prevê 22 encontros presenciais, distribuídos em quatro módulos de conteúdos.

As aulas e oficinas serão ministradas por especialistas em gestão, além de contar com a participação de empresários experientes que devem ser instrumentos e modelos de ampliação dos negócios participantes.

Análise de perfil individual, modelagem do negócio, gerenciamento de equipe e ferramentas de gestão empresarial fazem parte do programa. Outro instrumento é a elaboração de um pitch, isto é, cada integrante vai desenvolver uma apresentação atraente do seu empreendimento para expor a investidores.

Projeto tem apoio da Ampe, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo da prefeitura de Blumenau, Blusoft, Viacredi, , Acib, Centro de Inovação, SC Agels e Praça do Empreendedor. Divulgação

“O pitch é uma espécie de vitrine do negócio e tem o papel de causar uma boa primeira impressão para futuros parceiros”, explica Ionita.

A Valéria Sfa é uma das integrantes dessa primeira turma do MEI UP na região. Com 20 anos de mercado e há quase dois anos totalmente à frente de uma empresa de venda de brindes personalizados corporativos, ela acredita que o programa vai auxiliar na preparação para um novo momento do seu negócio.

“Sempre acreditei na capacidade do Sebrae de apoiar o empreendedor. E entendo que ao final deste programa vou conseguir alavancar ainda mais o meu negócio e colocar em prática os projetos que tenho em mente. É uma grande oportunidade para consolidar minha empresa e estou bastante otimista com o MEI UP”, declara.

A abertura do MEI UP ocorreu na sede da Ampe Blumenau, apoiadora da iniciativa juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo da prefeitura de Blumenau, Blusoft, Viacredi, , Acib, Centro de Inovação, SC Agels e Praça do Empreendedor.