O livro “Uma História em Detalhes: 7 Peças de Um Grupo”, conta a história do grupo blumenauense Detalhe Teatro. Roberto Morauer, ator, diretor, professor teatral e componente da equipe, é o autor da obra.

O livro, publicado pela Editora Traços & Capturas, será lançado no próximo sábado, dia 25. O evento será realizado no sebo Rocinante, no bairro Água Verde, a partir das 16h.

A obra trará ao público um pouco da rotina e da produção artística de um grupo que optou por fazer do teatro seu trabalho e uma grande parte de sua vida.

Além da história do grupo, o livro publicará sete textos teatrais de autoria do próprio coletivo e a trajetória de cada espetáculo desde as suas estreias.

Roberto Morauer em cena no Espetáculo UM SONHO, que terá seu texto publicado no livro. Divulgação

Detalhe Teatro

O Detalhe Teatro é um coletivo teatral, com sede em Blumenau há 7 anos, que surgiu a partir de oficinas de teatro ministradas em 2002 na cidade de Indaial, onde teve sede até 2016. Ao longo de sua trajetória produziu 13 espetáculos, sendo 9 destes com textos de autoria do próprio grupo.

Em seus trabalhos, tanto com as montagens de espetáculos, quanto no ensino de teatro através de oficinas e cursos, busca provocar no espectador e no participante, reflexões sobre si, sobre o meio em que vive e sobre sua situação e ação nesse meio.

Assim, o coletivo se identifica com o teatro popular e com temáticas que abordem as vulnerabilidades humanas.

Prêmio Herbert Holetz

O projeto foi financiado pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau, por meio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, através do edital do Prêmio Herbert Holetz 2021.

Como contrapartida social ao financiamento do projeto pelo Fundo Municipal de Cultura, foram realizadas diversas lives para um bate-papo sobre as peças que estão sendo publicadas.

As lives contaram com a presença de participantes dos elencos de cada espetáculo, trazendo suas experiências com a atuação na peça, fatos curiosos e falando sobre os temas que as peças abordam.

Além das lives, aconteceram no segundo semestre de 2022, duas Oficinas de Leitura Dramática, oferecidas gratuitamente às profissionais das bibliotecas das escolas públicas municipais de Blumenau.

Ainda, como contrapartida social do projeto, e com o objetivo de acessar a produção artística e cultural do grupo e a possibilidade de reflexão sobre os temas abordados nos textos, serão destinados, gratuitamente, exemplares do livro para todas as escola públicas, municipais e estaduais de Blumenau, para a biblioteca da FURB-Universidade Regional de Blumenau, biblioteca da UFSC-Universidade Federal de Santa Catarina, biblioteca da UDESC-Universidade do Estado de Santa Catarina, Conselho Municipal de Política Cultural, Setor Administrativo do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, Secretaria Municipal de Cultura e Assuntos Institucionais de Blumenau, Biblioteca Pública de Indaial, Biblioteca Pública de Gaspar.

E ainda, pelo fato de alguns textos do grupo abordarem assuntos tratados nas políticas públicas de Assistência Social, serão destinados exemplares para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Blumenau e para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Indaial.

Leia também

1. Maiara e Maraisa e Afonso Padilha: confira 11 coisas para fazer em Blumenau e região neste fim de semana
2. Conheça as tradicionais cachaçarias artesanais de Gaspar e como contribuíram para o crescimento da cidade
3. Servidor público que estuprou cão em creche é denunciado pelo MP-SC
4. Stammtisch Blumenau está com apenas 15 vagas; saiba como se inscrever
5. Número de veículos emplacados em Blumenau chega a 281 mil; confira a frota completa


– Assista agora:
Renato Medeiros dá dicas para novos empreendedores e comenta sobre planos de aposentadoria