O Vale Europeu, em Santa Catarina, tem motivos para celebrar nesta quinta-feira, 18. O Dia Internacional dos Museus é marcado em todo o mundo pela valorização dos espaços que abrigam conteúdos históricos, artísticos e culturais. Nos últimos dois anos, foram inaugurados na região dois espaços contemporâneos, que aliam conhecimento e entretenimento.

Em setembro de 2022, depois de mais de 20 anos como um espaço meramente expositivo, o Museu da Cerveja reabriu em Blumenau contando a história da Capital Brasileira da Cerveja com a bebida.

Já em maio de 2023, o Museu Interativo Brasil Alemanha, que está na cidade reconhecida pela sua relação com a imigração, Pomerode, abriu as portas com foco em valorizar a relação binacional entre os dois países.

Museu da Cerveja

Com oito ambientes, o Museu da Cerveja percorre diversos aspectos da cerveja como protagonista de encontros, celebrações e de conhecimento produzido em Blumenau. O visitante conhece desde os ingredientes até a relação com a cidade, passando por aspectos técnicos e históricos, explicados de forma lúdica por sommeliers de cerveja. As degustações, claro, fazem parte da experiência.

Museu da Cerveja, de Blumenau. Divulgação

O espaço está localizado no Centro Histórico de Blumenau e conta ainda com um Biergarten, onde é possível aproveitar a vista da curva do Rio Itajaí-Açu, aspecto geográfico celebrado pelos imigrantes na chegada que permanece como uma das marcas do município.

O Museu da Cerveja abre todos os dias, das 9h às 19h. Os ingressos estão sendo disponibilizados ao preço promocional de R$ 30,00. Todas as informações estão disponíveis no site do museu.

Museu Interativo Brasil Alemanha

Um museu “para tocar”. O Museu Interativo Brasil Alemanha subverte a regra de “não encostar” de outros espaços do gênero e convida os visitantes a fazerem parte da experiência.

Museu Interativo Brasil Alemanha, em Pomerode. Foto: Daniel Zimmermann

O conteúdo relaciona aspectos históricos, geográficos, econômicos e culturais entre os dois países, partindo da imigração e chegando até os contos dos irmãos Grimm. Tudo com a experiência ativa de quem visita, que pode tocar, abrir gavetas, participar de quiz, mover as páginas de um livro com projeção mapeada, entre outros.

O espaço está no Centro Histórico de Pomerode, cidade que carrega a imigração dos alemães até hoje no idioma, na arquitetura e em aspectos culturais da população.

O Museu Interativo Brasil Alemanha abre de quarta-feira a sábado, das 9h às 19h e aos domingos das 9h às 18h. Os ingressos custam R$ 40,00. Todas as informações estão no site do museu.