Havan se manifesta após suspensão de construção de loja no Centro Histórico de Blumenau ser mantida

Decisão do Tribunal Regional Federal foi tomada nessa quarta-feira

A Havan tentou contestar a Justiça Federal de Blumenau, mas o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) manteve a suspensão da construção do prédio no Centro Histórico de Blumenau. A decisão foi divulgada nessa quarta-feira, 28.

O projeto levantou polêmica por estar na região do Centro Histórico, na rua das Palmeiras. Entretanto, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Federação Catarinense de Cultura (FCC) deram pareceres favoráveis.

Veja também: VÍDEO – Havan divulga projeto de loja no Centro Histórico de Blumenau

O Conselho Municipal do Patrimônio Edificado (Cope) de Blumenau também aprovou o projeto. Ainda assim, o Ministério Público Federal (MPF) questionou os pareceres.

O desembargador do TRF4 considerou o argumento dado, de que a dimensão da loja poderia prejudicar a preservação da região. Em justificativa, ele também alegou que a Havan já possui outras quatro lojas no município.

Posição da Havan

A Havan afirmou ter se surpreendido com a “desconsideração de todos os pareceres dos órgãos especializados sobre o tema, tendo a simples alegação do Ministério Público e ainda a justificativa da quantidade de lojas no município sido suficientes para impedirem a geração de empregos e renda do empreendimento”.

A empresa brusquense também ressaltou que, ao lado do terreno vazio onde a loja seria construída, há um supermercado e edifícios espelhados. Inclusive, no mesmo terreno, já houve um projeto aprovado sem intervenção do MPF.

“Em que país nós estamos vivendo, onde o Poder Judicial decide quantas lojas eu tenho que ter em um município? Não passa de ativismo ideológico e judicial”, afirmou o empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan.

Para a rede, que seguirá recorrendo, a construção ainda será viabilizada após os fatos serem efetivamente analisados pelo Judiciário.

Leia também:

Saiba tudo sobre as Eleições 2022
Homem que matou policial de Blumenau tem liberdade negada pela Justiça
Confira os preços dos pratos presentes na 37ª Oktoberfest Blumenau
Saiba se consumo de bebidas alcoólicas está liberado em Santa Catarina no dia das eleições
Trocado em maternidade ao nascer, homem de 43 anos será indenizado em SC

– Assista agora:

Primeira maternidade de Blumenau, Casa Johannastift ficou abandonada após enchentes

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo