Um suspeito de abandonar uma família de cães teve de comparecer na delegacia de polícia nesta quinta-feira, 31. Ele está sendo investigado pelo crime de maus-tratos aos animais. A denúncia é de que ele teria abandonado uma cachorra e quatro filhotes na rua Franz Mueller, no bairro Velha Grande.

O caso chegou ao conhecimento das autoridades após uma foto ganhar repercussão nas redes sociais. Um morador da região teria flagrado o momento em que o motorista de um Gol branco, com placas de Blumenau, teria abandonado os animais.

A diretora do Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread) – orgão do município que atende denúncias de maus-tratos – , descobriu o endereço do suspeito e foi até o local. Na residência havia outros dois filhotes, muito parecidos com os que haviam sido abandonados. A denúncia foi encaminhada para o Ministério Público e para a Polícia Civil.

Segundo a diretora do Cepread, Neusa Pasta Felizetti, os animais abandonados estavam subnutridos e com sarna. Eles foram encaminhados para um lar temporário. “Nós medicamos e estamos dando o suporte necessário. Também estamos acompanhando a denúncia e tomando todas as providências para que o responsável seja penalizado pelo crime de maus-tratos”, explicou Neusa.

O suspeito de ter cometido o crime compareceu na delegacia acompanhado de um advogado. Ele negou que tenha cometido o crime. E disse ao delegado que estava passando pelo local e parou o carro para alimentar os animais.

O delegado Lucas Gomes de Almeida instaurou um Termo Circunstanciado sobre o caso. “Não podemos aceitar que as pessoas abandonem seus animais. Que essa situação sirva para que a comunidade já fique atenta, pois infelizmente algumas pessoas abandonam seus animais de estimação nessa época do ano” salientou.

O abandono de animais é uma das modalidades da prática de maus-tratos. A pena prevê até um ano de detenção. Além disso, em Blumenau quem comete esse crime, pode pagar multa de R$ 200 a R$ 20 mil reais.

Deixe uma resposta