Hospital de Blumenau realiza primeira cirurgia robótica no fígado em SC
Paciente recebeu alta três dias após o procedimento
A primeira Hepatectomia Robótica de Santa Catarina foi realizada no Hospital Santa Isabel, em Blumenau. O procedimento é realizado para retirada parcial ou total do fígado de um paciente. Ele é necessário quando este órgão desenvolve alguma complicação, como um tumor.
O procedimento foi realizado pelo médico Andrew Massutti, cirurgião robótico do Hospital Santa Isabel, acompanhado de toda a equipe do Centro Cirúrgico e Equipe Multidisciplinar. O procedimento aconteceu no dia 4 de março e o paciente recebeu alta após três dias de internação.
A cirurgia pode, também, acontecer via aberta. Porém, o procedimento robótico garante menor sangramento, recuperação mais rápida e deixa menos cicatriz cirúrgica.
Cirurgia robótica
O Hospital Santa Isabel possui o robô Da Vinci SI, equipamento que opera com quatro braços, sendo um com uma câmera para que o cirurgião tenha visão 3D. A principal vantagem é a precisão das pinças robóticas, que realizam movimentos de 360 graus. Para o paciente, a cirurgia resulta em menos tempo de internação, menor sangramento e menos dor no pós-operatório, além de cicatriz cirúrgica menor.
Além dos cirurgiões robóticos credenciados, uma equipe de profissionais assistenciais faz o Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Isabel acontecer: instrumentadores, técnicos em enfermagem e enfermeiros, anestesistas, além de todos os profissionais de apoio e administrativo, responsáveis por dar o suporte ao cirurgião robótico.
Leia também
1. Estado de Greve: servidores da Furb voltam a cobrar reajuste salarial
2. Blumenau teve “casamento às cegas” no passado; entenda como funcionava
3. VÍDEO – Professor de História é flagrado elogiando Hitler em sala de aula de SC
4. Confira data de inauguração do primeiro Outback de Blumenau
5. VÍDEO – Motorista perde controle e carreta sai da pista na BR-470, entre Blumenau e Indaial
– Assista agora:
Renato Medeiros dá dicas para novos empreendedores e comenta sobre planos de aposentadoria