Hospital de Gaspar adquire novo equipamento para cirurgias
Torre de vídeo laparoscópica permite recuperação rápida e procedimentos menos invasivos
O Hospital de Gaspar comprou uma nova torre de vídeo laparoscópica. O equipamento irá permitir que mais cirurgias sejam feitas por permitir um procedimento menos invasivo e a recuperação rápida do paciente. A torre de vídeo também trará mais segurança e qualidade nas cirurgias.
A nova torre é constituída por um conjunto de equipamentos utilizados para visualização de órgãos ou cavidades corporais com uso de uma câmera de vídeo acoplada a um sistema ótico, além de um monitor de alta resolução, câmera, fonte de luz de LED, insuflador e endoscópios rígidos.
O equipamento assegura uma técnica minimamente invasiva, proporcionando maior segurança e reduzindo o tempo de internação do paciente, com alta resolução do quadro e recuperação muito mais rápida. Nas cirurgias convencionais realizadas atualmente o tempo médio de internação do paciente é de quatro a seis dias. Com a aquisição da torre esse tempo reduz para uma média de 24 horas.
O investimento de R$ 310.125,98 foi feito por meio de verba de emenda parlamentar via ação do estado de Santa Catarina e possibilitará a melhoria e ampliação do atendimento dos pacientes de Gaspar. Em alta resolução, o equipamento proporcionará procedimentos mais precisos nas cirurgias de videolaparoscopia: cirurgia geral, urologia e ginecologia, ortopedia e otorrinolaringologia.