Hospital de Indaial pede que população evite a unidade devido a casos de meningite
Um caso da doença já foi confirmado e outros três estão sendo investigados
O Hospital Beatriz Ramos, de Indaial, alertou a população para evitar procurar a unidade nós próximos dias. O motivo é a confirmação de um caso de meningite no local. Outros três pacientes estão com suspeita da doença.
O secretário de saúde do município, Alexandre Dalabrida, afirma que o número de casos em Indaial ainda não representa um risco de surto.
“Para caracterizar um surto deve-se considerar a incidência maior do que dez casos/100 mil habitantes (em municípios maiores que 30 mil habitantes) e a ocorrência de pelo menos três casos com cultura positiva para o mesmo sorogrupo”, explica.
Entretanto, a administração do HBR enfatiza que o hospital só seja procurado em casos de emergência e urgência para evitar a demanda ambulatorial e evitar o risco de disseminação da doença.
A orientação é que a comunidade procure atendimento nas unidades de saúde dos bairros, durante o dia, e o Pronto Atendimento do Sais, no bairro Tapajós, com atendimento de segunda a sexta, das 18h às 23h45.
Sobre a doença
A meningite é um processo inflamatório das meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal), o qual pode ser causado por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos.
Os sintomas de meningite mais prevalentes são febre alta, vômitos em jato, dor e rigidez da nuca, confusão mental ou comportamental e convulsões. Em caso destes sintomas, deve-se procurar atendimento médico imediato.
Dívidas do hospital
Por conta das dívidas acumuladas nos últimos anos e de milhões em impostos atrasados, o Hospital Beatriz Ramos correu o risco de fechar as portas em diversos momentos nos meses anteriores.
Há duas semanas, a força-tarefa criada por representantes do conselho do hospital e do executivo e do legislativo da cidade conseguiu impedir que a unidade fosse a leilão. O prefeito André Moser informou que os R$ 17,6 milhões serão pagos em parcelas.
Duas festas de Indaial já foram canceladas para destinar recursos para o HBR, A 51ª edição da tradicional Festa do Colono e a 49ª Fimi, festa que celebra a instalação do município.