Imóveis no Bom Retiro serão desapropriados para ampliação do Parque São Francisco de Assis, em Blumenau
Decreto foi publicado pela Prefeitura de Blumenau
O Parque São Francisco de Assis, localizado na rua Ingo Hering, 390, no Centro de Blumenau, logo atrás do Shopping Neumarkt, irá passar por uma ampliação para maior preservação da área. A decisão foi informada por meio de um decreto publicado no dia 19 de maio, pela Prefeitura de Blumenau.
Contudo, para que seja possível essa ampliação, será necessário que os imóveis que ainda estão instalados na região sejam desapropriados. O secretário do Meio Ambiente de Blumenau, Jefferson Voigtlaender, explica que após o mapeamento do local foi possível perceber que, se cerca de três ou quatro imoveis fossem retirados, seria possível criar um corredor ecológico no local.
“Essa é uma discussão que já vem acontecendo há um tempo dentro do Conselho Municipal de Meio Ambiente. A equipe já vinha mapeando os imóveis de interesse que vinham em desencontro com os projeto de ampliação. Se caso retirado, e os planejamentos derem certo, será possível criar o corredor entre uma parte do parque com atrás de onde fica o prédio de boliche”, explica o Secretário.
Parque São Francisco: desapropriação dos imóveis
Para ser feita a desapropriação, uma equipe técnica irá até o local analisar os imóveis, e em seguida irá fazer uma proposta de desapropriação, por um certo valor, para os donos – estes, que podem aceitar ou não a proposta.
Contudo, o secretário ainda explica que, apesar desses trâmites estarem correndo, a região já possui uma medida de restrição ambiental, que permite que seja feita a proteção da área do Parque São Francisco de Assis. Inclusive, segundo Jefferson, a equipe já está de olho em outros imóveis, que serão analisados no futuro.
“O processo é lento, até terminar a avaliação dos imoveis, fazer a proposta, chegarem os recursos para pagar as desapropriações, vai demorar algum tempo ainda, é um processo muito indeterminado, contudo, pretendemos avançar e ampliar o parque para outras áreas também”, conta.
Agora, a Secretaria do Meio Ambiente e de Planejamento de Blumenau trabalham em conjunto para analisar como será feito o projeto. Após o aceite das propostas, as equipes precisarão remover os imóveis do local e recuperar a área toda e só depois, avançar com a ampliação do parque.
Leia também:
1. Com dívidas de quase R$ 50 milhões, famosa marca de roupas de Blumenau pede recuperação judicial
2. Um ano de Marmitagate: mãe e irmão de Duda Poleza também são investigados
3. EXCLUSIVO – Moradores de rua acusados injustamente de estupro e esfaqueados em Blumenau falam sobre agressões
4. Almeida Junior lança promoção com mais de R$ 2 milhões em prêmios
5. Lixo Zero: Amve é a primeira associação municipalista a receber certificação no Brasil
Veja agora mesmo!
Clube de Caça e Tiro XV de Novembro nasceu das mãos dos moradores da rua Sarmento: