Projeto Tá na Mesa do Sebrae para incentivar o setor de alimentos e bebidas é lançado em Blumenau
Programa acontece de maio a novembro
O Sebrae/SC lançou a programação do projeto Tá na Mesa de Alimentos e Bebidas com a participação de empresários do Vale do Itajaí no dia 14 de maio, na sede do Sebrae em Blumenau. O objetivo do projeto é estimular o setor de alimentos e bebidas, assim como aumentar o faturamento e acesso a novos mercados das empresas participantes.
O programa acontece de maio a novembro, proporcionando consultorias com profissionais experientes do setor, capacitações, participação em feiras, sessão de negócios e outros benefícios em programas do Sebrae.
“É a primeira vez que trazemos esse projeto para a nossa região. Nosso objetivo é movimentar e auxiliar o setor, dar apoio e direcionar o caminho desses empresários. Estamos apenas começando uma jornada que certamente será vitoriosa”, afirma Ionita Lunelli, gerente regional do Sebrae/SC, em nota oficial.
Durante a consultoria individual e por empresa, o consultor irá até o local que for melhor para o empresário. Já os workshops são híbridos e flexíveis para garantir que todos possam aproveitar o conteúdo da melhor maneira. O programa possui 50% de subsídio do Sebrae.
“É importante lembrar que esse projeto é para a empresa, ou seja, os empresários podem trazer colaboradores para participar das capacitações de acordo com a função que exercem ou da maneira que fizer mais sentido para cada um”, comenta Fernanda Rosa, analista de negócios do Sebrae, em nota oficial.
De acordo com dados da Fiesc, o setor de alimentos e bebidas está em segundo lugar com mais vagas de trabalho em Santa Catarina. A área vem crescendo em uma média de 3,4% desde 2010. Os interessados em participar ainda podem participar da edição, para mais informações entre em contato com o Sebrae em (47) 3702-6403.
Conheça alguns dos empreendedores
Os irmãos Luciane Perin Fiamoncini e Jonas Eduardo Perin embarcaram na iniciativa para alavancar os negócios após adquirirem a Nectare, marca de geleias e antepastos. No empreendedorismo, trabalharam durante vários anos em empresas privadas e do setor público, e decidiram abrir mão da segurança da CLT para iniciar o próprio negócio.
A primeira empresa de Luciane foi uma confeitaria especializada em doces finos, e a de Jonas, atualmente com um sócio, uma charcutaria, que também tem um empório. “Nós dois éramos clientes da Nectare. Agora já estamos com expectativa de fazer novos produtos. Depois que você faz uma loucura, o que é mais uma?”, brinca Jonas.
Tahis de Castro Alves, proprietária da Doce Artesan Bakery, e Jonathan Garuva, do Madrugão Lanches, reconhecem a importância de buscar conhecimento para o crescimento de seus negócios. Tahis, que assumiu a administração sozinha após a saída dos sócios, busca corrigir erros e alavancar seu empreendimento, influenciada pela experiência de uma colega que expandiu sua visão através de um curso do Sebrae.
Jonathan, diante do crescimento do Madrugão Lanches, entende a necessidade constante de aprender e buscar auxílio para evoluir o negócio, destacando a importância do conhecimento para acompanhar o desenvolvimento da empresa.
A Frauzen Congelados, outra participante do projeto, começou as atividades em outubro de 2023 e já embarcou na iniciativa focando na estruturação comercial. “Participamos do SC Gourmet, outro projeto do Sebrae, que foi onde surgiu a admiração por esse trabalho de incentivo para as empresas”, afirma Valquíria Kienen Grahl, em nota oficial.
Também participante, a Palmasul Alimentos, há mais de 20 anos no mercado e especializada em palmito de alta qualidade, também tem como objetivo estruturar e aprimorar a parte comercial, tanto para participar de eventos quanto para adquirir esse conhecimento para o negócio.
Leia também:
1. Estudante da Furb é selecionada para bolsa de intercâmbio na Alemanha
2. Duas pessoas ficam feridas após colisão entre carros em Gaspar
3. Blumenau recebe nesta quinta-feira dupla de palhaços com o espetáculo “Lá vem a Bonita!”
4. Jovem é preso em Blumenau com 17 tabletes de maconha dentro de saco de ração
5. Banda do sucesso “Acorda Pedrinho” fará apresentação em Blumenau; veja data
Veja agora mesmo!
Construída pela comunidade, Sociedade 1º de Janeiro busca conservar tradições: