Inflação de Blumenau registra alta maior que a do Brasil em 12 meses
Acumulado é de 6,06% na cidade contra 4,31% no Brasil
A inflação de Blumenau, calculada pelo departamento de Economia da Furb, registrou alta de 6,06% nos últimos 12 meses. O crescimento supera a inflação do Brasil, que é de 4,31%. A alta acumulada no mês de novembro é de 0,52%.
O valor é medido pelo Índice de Variação Geral de Preços (IVGP). De acordo com dados da universidade, a variação em novembro ficou dentro do intervalo esperado, entre 0,10% e 0,60%.
A expectativa para o mês de dezembro é de que a variação geral de preços se mantenha dentro do intervalo de -0,10% a +0,60%. A projeção para o acumulado de 12 meses é para uma inflação de +5,54% em Blumenau, o que configura o cenário pessimista projetado pelo departamento de Economia da Furb.
Como é feito o levantamento em Blumenau
O IVGP é medido através do monitoramento do preço de 511 produtos pesquisados na cidade. Entre os itens analisados estão alimentos, produtos de higiene e limpeza, serviços, roupas, medicamentos e materiais de construção.
As altas de destaque no mês foram os alimentos in-natura (+3,06%), materiais de construção (+2,11%) e alimentos industrializados (+1,49%). As principais baixas foram de combustíveis, óleo e pneu (-2,56%), serviços de manutenção de veículo (-1,51%) e produtos de panificio (-1,17%).
A série histórica do índice calculado pela Universidade pode ser acessada em furb.br/ivgp.
Comparativo com a inflação nacional
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo IBGE e que define a inflação oficial do país, registrou alta de 0,89% em novembro. Na prática, Blumenau teve um resultado melhor que o registrado no Brasil (0,52%).
Com relação ao acumulado nos últimos 12 meses, a inflação oficial medida pelo IBGE registra alta de 4,31%. O valor está abaixo dos 6,06% observados em Blumenau, o que significa que a inflação de Blumenau teve um aumento maior que a do Brasil.
Vale ressaltar que os parâmetros das duas análises tem diferenças entre si. O IPCA, por exemplo, é um levantamente feito em 13 áreas urbanas do país. São considerados aproximadamente 430 mil preços em 30 mil locais.
Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal