Inscrição e atualização do cadastro único podem ser feitas por agendamento, em Blumenau

Atendimento deve ser marcado com o Cras da região

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) está realizando os atendimentos do Cadastro Único por agendamento. O usuário deve entrar em contato com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da sua região para marcar um horário e solicitar a lista de documentos necessários para sua situação.

O Cadastro Único é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. Através dele é possível acessar os benefícios federais, como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa Minha Casa Minha Vida entre outros.

Algumas situações mais emergenciais estão sendo priorizadas para atendimento, como no caso de quem teve o Bolsa Família bloqueado. A Semudes já conseguiu desbloquear 138 benefícios através de atendimento por telefone ou visita domiciliar.

Outro atendimento priorizado é para as pessoas que estão com o BPC bloqueado. Este benefício é a transferência mensal de um salário mínimo à pessoa idosa, 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência de qualquer idade.

As famílias com renda mensal de até meio salário mínimo também estão sendo priorizadas, pois elas poderão ter acesso à isenção da conta de luz proposta pelo Governo Federal.

Isenção da conta de luz

Para as famílias inscritas no Cadastro Único e as pessoas contempladas pelo BPC que possuam a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) terão isenção da conta de luz no período de 1º de abril a 30 de junho. O consumo de energia elétrica deve ser igual ou inferior a 220 kWh por mês e a isenção será automática na fatura.

Este benefício foi determinado pela Medida Provisória nº 950 do Governo Federal, que dispõe sobre medidas temporárias emergenciais para o setor elétrico durante o enfrentamento da pandemia de coronavírus (Covid-19).

Auxílio Emergencial

Para o recebimento do auxílio emergencial no valor de R$ 600,00 não há necessidade de a população procurar a Semudes para atualizar o Cadastro Único, pois o Governo Federal está utilizando os dados dos atualizados até 20 de março.

Quem não possui o cadastro ou está desatualizado deve fazer a inscrição no site ou aplicativos para iOS e Android. Em caso de dúvidas ou dificuldades para o cadastro deve-se entrar em contato com a Caixa Econômica Federal pelo número 111.

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